
Atualmente no Piauí todo cidadão pode registrar um Boletim de Ocorrência diretamente do seu WhatsApp. Em entrevista recente a um podcast, o secretário de Segurança Chico Lucas explicou que ao disponibilizar esta ferramenta, tirou do Estado a narrativa sobre a violência a ser registrada. “O cidadão é quem sofre a violência, ele é quem precisa ter a narrativa ao registrar o BO”, explicou.
Chico deixou claro que o piauiense foi colocado como o Centro das políticas públicas de Segurança no Estado. Isso gera maior envolvimento da sociedade no combate à criminalidade.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO:
Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do número oficial do BO Fácil que é 0800 086 0190. O serviço utiliza inteligência artificial (IA) para coletar as informações essenciais da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados, incluindo fotos e vídeos.

Em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança no registro.Além da função de boletim de ocorrência, o BO Fácil também oferece duas outras modalidades de atendimento: atendimento 190, canal direto com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), com possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro; e denúncia anônima, por onde o cidadão pode repassar informações de forma sigilosa, sem necessidade de identificação.