Teresina - PI
agosto 14, 2025 19:17

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seduc leva estudantes à Serra da Capivara em experiência que une história e identidade cultural

Quarenta estudantes e quatro professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos Vila Paraíso, em Teresina, trocaram a sala de aula pelas trilhas da Serra da Capivara, no sul do Piauí. Durante dois dias, o grupo mergulhou na história das primeiras ocupações humanas nas Américas e vivenciou, de perto, o maior conjunto de sítios arqueológicos do continente.

A viagem faz parte do Projeto Turismo Escolar, realizado pelas Secretarias da Educação e do Turismo, que leva alunos da rede pública a conhecer e valorizar o patrimônio cultural do estado. No caso da turma da Educação de Jovens e Adultos, cada parada foi uma aula sobre as pinturas rupestres, o clima e o relevo que moldaram a região e a memória preservada nos museus e oficinas locais.

O roteiro incluiu o Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara, a cerâmica e o Boqueirão da Pedra Furada. Na oficina artesanal, os estudantes acompanharam a produção de peças inspiradas nas figuras pré-históricas. No sítio arqueológico, caminharam por paredões que guardam registros de milhares de anos.

“Conhecer este patrimônio, caminhar pelas trilhas e ver de perto o trabalho da arqueóloga Niéde Guidon é algo que vou levar para sempre. É como tocar a história com as próprias mãos”, contou a estudante Sofia Santos.

Umbelina Gonçalves de Carvalho, estudante que aos 58 anos esteve pela primeira vez na Serra da Capivara, relatou sua experiência. “Cada lugar que visitamos era mais lindo que o outro. Em cada parada, na Pedra Furada, na famosa Pedra do Beijo, sentíamos uma admiração cada vez maior. Foi uma viagem incrível,” contou entusiasmada.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa amplia o alcance da aprendizagem e fortalece vínculos. “Ao levar também os estudantes da EJA para experiências como a visita à Serra da Capivara, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que valoriza cada trajetória. O turismo escolar é mais do que uma viagem, é uma oportunidade de fortalecer vínculos, despertar o orgulho pelo nosso território e mostrar que o Piauí é um estado de oportunidades para todos. Nossa gestão trabalha para garantir que ninguém fique para trás, criando políticas que alcancem todos os estudantes da rede pública”, afirmou.

Em 2025, o projeto vai atender mais de 1.500 alunos do Ensino Médio, com aulas-passeio entre março e dezembro. Serão 14 municípios contemplados, com transporte, alimentação, kits e acompanhamento pedagógico, garantindo que todos tenham acesso às experiências.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors