
O governador Rafael Fonteles participou, na tarde desta sexta (12), da inauguração da nova superintendência da Polícia Federal em Picos e visitou, ao lado do prefeito Pablo Santos, a obra de reforma do mercado municipal, com investimento da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). A cidade comemora, nesta sexta-feira, 135 anos de emancipação política.
A nova sede da PF, orçada em R$ 70 milhões, passará a ser modelo para o Brasil no que diz respeito à infraestrutura, áreas de treinamento, preparação, preservação ambiental e atendimento ao público. A construção e manutenção conta com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura local. De acordo com o chefe do Executivo estadual, é fundamental o trabalho conjunto das forças de segurança no combate ao crime organizado.
“Boa parte dos crimes mais graves ultrapassa a fronteira dos estados. Então, somente com a Polícia Federal e com a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, nós vamos combater esse tipo de crime. Um exemplo dessa integração é essa sede da PF em Picos, que conta com o apoio da prefeitura municipal, do Governo do Estado que vai ajudar com o custeio dessa unidade, e com concursos federais que deverão acontecer futuramente para que mais delegados e policiais possam ser alocados para o Piauí”, disse o governador.
Melissa Maximinio Pastor, superintendente da PF no Piauí, comentou sobre a importância da integração das forças estaduais, municipais e federais, além de anunciar em primeira mão uma nova unidade da PF no estado. “Nunca houve uma sinergia tão grande entre as forças de segurança, a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Polícia Militar e a Polícia Federal, unidos, a PRF, para que possamos trabalhar e hoje estamos conseguindo entregar essa unidade para Picos e 80 municípios do entorno. Mas, ano que vem, nós pretendemos inaugurar uma base em Bom Jesus”, destacou.
No mercado municipal, que passa por uma ampla reforma após 13 anos de solicitações da população, o governador ressaltou a parceria do Estado com a prefeitura. O mercado municipal está recebendo um investimento de R$ 4.046.380,20, oriundo da Seinfra. A obra contempla a construção dos blocos de cereais e de carnes.
“Na verdade, é uma estrutura super qualificada. Serão mais de 200 unidades nos três blocos, com estacionamento para carro, van, com segurança, conforto para quem consome e para quem trabalha. É uma expansão da força do comércio de Picos. Eu não tenho dúvida que isso aqui vai virar também uma obra histórica, geradora de emprego e renda, geradora de riqueza para o povo de Picos”, disse Rafael Fonteles.
Para o prefeito Pablo Santos, essa reforma significa melhora nas vendas e na qualidade de vida da população. “Essa obra aqui vai trazer bem-estar tanto para quem trabalha na nossa cidade, mas também comodidade para nossa população”, finalizou.







