Tradição é tradição! E no interior do Piauí, município de Piripiri, a 165 quilômetros da capital Teresina, já é tradicional o concurso do melhor roedor de pequi. A disputa, inclusive, ocorreu neste domingo (03.03.24), organizado pela prefeitura.
Pela segunda vez, dona Gerviz Viana, uma ciclista, ganhou o concurso e levou R$ 500 como prêmio. Ela é bicampeã como a melhor roedora de pequi de Piripiri. A prova basicamente consistia em ter que roer a maior quantidade de pequi durante 5 minutos e dona Gerviz não contou brincadeira, caiu pra cima e botou pra dentro os pequis. Desejamos uma ótima digestão, inclusive, dona Gerviz.
Ainda durante a programação do 11* Festival do Pequi, houve a escolha da rainha do Pequi, feito como base na melhor comida oriunda da fruta. A rainha eleita foi Maria Cleide com seu prato Arroz de Forno.
Segundo o site da EMBRAPA, o pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, cujo nome científico é Caryocar brasiliense camb. É também conhecido como: piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim e suari. Seu significado na língua indígena é “casca espinhosa”.
E você, é do time que ama ou do time que não suporta pequi? Comenta aqui. Siga – @portaldeluzes