A primeira etapa do Orçamento Participativo (OPA 2024-2025) do Governo do Estado recebeu 1.255 propostas, enviadas por 501 entidades cadastradas em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. O programa propõe a participação popular nas decisões do governo sobre investimentos de recursos e teve sua primeira etapa encerrada, nesta quarta-feira (27).
A equipe técnica do programa, conduzido pela Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) e pela Secretaria de Relações Sociais (Seres), avalia a experiência como um sucesso. Os municípios superaram a expectativa de participação das comunidades de bairros, através de seus representantes.
Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, os números demonstram o alcance do programa e o engajamento da população. “Avançamos bastante na quantidade de entidades e propostas lançadas em relação aos números do ano passado, foram 44,38% no número de entidades participantes em Teresina e Parnaíba, levando em consideração a primeira edição do programa”, avalia o gestor.
Em Teresina, 272 entidades cadastradas enviaram 615 propostas, com a zona rural se destacando como a região que mais contribuiu, com 176 ideias lançadas. A região norte segue em segundo lugar, com 149 cadastros. As cidades de Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano registraram, respectivamente, 164, 135, 228 e 113 propostas.
A mobilidade urbana foi a área prioritária para as entidades participantes em todos os municípios, concentrando 52,19% das propostas. As demais áreas temáticas, em ordem decrescente de interesse, foram:
- Esporte e lazer: 22,62%
- Produtividade e agricultura: 11,56%
- Cultura: 7,41%
- Segurança e justiça: 6,21%
“Gostaríamos de agradecer a todas as entidades que se empenharam e se engajaram na organização de suas propostas junto à comunidade”, destaca a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes. “A próxima etapa será a avaliação da viabilidade das propostas, seguida pelo momento de mobilização popular, através das entidades, para que as propostas viáveis sejam executadas no ano seguinte.”
Agora, as propostas passarão por análise e validação dos órgãos competentes e serão disponibilizadas para votação popular a partir do dia 7 de junho – tudo através do whatsapp, App Social Colab e Vans do OPA. Nesta etapa, qualquer pessoa, com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF), pode participar, elegendo sua proposta preferida. As ideias eleitas serão encaminhadas para inclusão no Orçamento Anual do estado de 2025.