A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) promoveu, nesta sexta-feira (19), o 2° dia da Plenária do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que tem como objetivo fomentar um diálogo aberto e participativo entre a sociedade civil e os órgãos públicos sobre os investimentos em segurança nos territórios de desenvolvimento do Estado.
Durante a programação, além do Plano, foram apresentados os dados da segurança pública. Também foram realizadas palestras voltadas para a saúde mental e valorização dos agentes da segurança pública do Estado do Piauí.
Participaram do evento representantes do Poder Judiciário, Ministério Público do Piauí (MP-PI), Defensoria Pública do Piauí, Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), Secretários de Estado e demais Gestores da Administração Pública, bem como as forças de segurança pública e instituições Federais.
O secretário Chico Lucas destacou que o Plano tem como objetivo discutir e planejar investimentos em segurança a partir das reais necessidades de cada território.
“Apresentar dados, debater esse Plano, ouvir a população, promover a saúde mental e valorização dos agentes de segurança são ações fundamentais para o avanço nessa área. Vale ressaltar que a presença de diversos representantes públicos e a integração entre as diferentes instituições garantem ações eficientes e alcançam melhores resultados”, destacou Chico Lucas.
De acordo com a coordenadora do Plano Estadual de Segurança Pública, delegada Carla Brizzi, a SSP-PI tem trabalhado em estreita colaboração com as comunidades e representantes dos municípios para definir ações e objetivos que atendam às reais necessidades da população.
“Nossa meta é entregar um Piauí mais seguro para todos e neste segundo dia de discussões, estamos trabalhando em conjunto com as Forças de Segurança Pública e outras instituições com a finalidade de garantir uma integração eficiente e alcançar os melhores resultados nessa área”, afirmou a delegada.
A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo de Atividade Policial do Ministério Público do Estado do Piauí (Gacep/MPPI), destacou que a integração entre os órgãos de segurança pública e o sistema de Justiça irá melhorar a comunicação e a efetividade das ações em médio e longo prazo, impactando positivamente a sociedade até 2030.
“Após ouvir a população sobre suas expectativas para o Plano Estadual de Segurança Pública, os órgãos definiram objetivos e ações conjuntas para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança. O Ministério Público encontra-se presente, sendo representado por um número grande de promotores e servidores, para que suas demandas também, quanto titular da ação penal, sejam contempladas nesse, que norteará o futuro do nosso estado, nas ações de segurança pública, que embora complexas transversais, requer essa atuação integrada e dialogada de todos esses órgãos para atender os anseios da sociedade Piauiense”, pontuou a Promotora.