O Piauí é top 10 nacional na Expo Favela Brasil 2024 e a empreendedora Jamila Rocha, proprietária da Associação BCY, da zona Sudeste de Teresina, vai representar o Estado em um reality na TV Globo. O programa começa a ser gravado nesta segunda-feira, 9 de dezembro em São Paulo, onde aconteceu a edição nacional da feira de empreendedorismo realizada pela CUFA Brasil, que conecta empreendedores das comunidades a investidores do asfalto.
A BCY é uma empresa que visa transformar a vida de pacientes por meio do uso terapêutico da Cannabis Medicinal, fornecendo acesso a óleos de cannabis de alta qualidade com certificados de análises, destinados a pacientes com patologias como Alzheimer, Autismo, Parkinson, entre outros.
“É muito gratificante esse resultado porque na nossa perspectiva a gente nunca imagina que vai alcançar lugares onde normalmente esses sonhos são podados e, principalmente o nosso projeto sobre cannabis medicinal, que já é tão estigmatizado, tão criminalizado. A BCY leva qualidade de produto, desde a produção como também o acesso de pacientes encontrarem médicos que são prescritores de cannabis, porque infelizmente no Brasil ainda temos menos de 1% de médicos que prescrevem a cannabis por conta de preconceito e estigma, sendo que a cannabis não trata só uma doença, trata milhares, isso é ciência, é saúde. Eu sou prova viva disso, fiz uma cirurgia em 2008, passei 10 anos da minha vida com sequelas, tendo que tomar morfina a cada dois meses e de 2018 pra cá, comecei meu tratamento com cannabis e nunca mais precisei ser internada. Nós temos pacientes que chegaram a ter 200 convulsões num dia, hoje tem uma a cada 15 dias, temos relatos de pacientes oncológicos, autistas, a possibilidade é infinita e temos esses pacientes dentro das comunidades, que tem urgência de saúde e quem está doente não pode esperar”, falou a empreendedora.
A Expo Favela começa na etapa local, onde cada Estado reúne empreendedores de favelas e comunidades e os coloca em contato com investidores, linhas de crédito, com o público visitante e a imprensa, potencializando e profissionalizando ainda mais estes negócios. Em dois anos de realização, a CUFA Piauí, com apoio do Governo do Estado, já deu oportunidade a 120 empreendedores dos mais diversos segmentos. A cada edição estadual, os dez projetos mais consistentes participam da etapa nacional e entram em contato com empreendedores de favelas do Brasil inteiro. Este ano, a Expo Favela nacional ocorreu na Expo Center Norte, em São Paulo, de 6 a 8 de dezembro.
“O IBGE revelou recentemente que há cerca de 200 mil pessoas morando em favelas no Piauí atualmente, então quando a CUFA revela um empreendimento oriundo desses territórios, com um potencial econômico grande e que soluciona o problema de milhares de pessoas, a gente sente que está no caminho certo em realizar projetos como a Expo Favela Piauí, minha torcida é para que consigamos cada vez mais apoio para que empresárias como a Jamila possam alcançar o Brasil inteiro”, disse Valciãn Calixto, presidente estadual da CUFA Piauí.
TOP 25
Em 2023, a empresa I9 Nursing, do Piauí, ficou entre os 25 melhores negócios da Expo Favela Brasil. Em 2024, o projeto AEE Buddy, tecnologia que permite identificar emoções e comportamentos de estudantes também figurou entre o Top 25. Este empreendimento foi desenvolvido por alunos da rede estadual de educação, são alunos do Liceu Parnaibano.
Em 2025, a previsão é para que a Expo Favela Piauí aconteça em junho. Empreendedores de favelas e comunidades de todo o Piauí interessados em participar devem seguir as redes sociais da CUFA Piauí e Expo Favela Piauí para acompanhar o período de novas inscrições.