
A jovem Ana Beatryz iniciou seu curso superior de Arquitetura na Universidade Federal do Piauí. Foi assistir aulas 3 semanas e agora não pode mais ir, porque a UFPI não disponibiliza intérprete de Libras para que ela possa acompanhar os conteúdos.
Nestas 3 primeiras semanas, a família e amigos do curso foi quem pagaram uma intérprete para acompanhá-la, porém agora seus parentes se encontram sem condições. O valor do acompanhamento de um intérprete por uma hora custa em torno de R$ 150.
Veja abaixo parte do relato da universitária:
“Os recursos acabaram. A @ufpi não garantiu meu direito de estudar aqui. Meu sonho de fazer um curso superior na UFPI vai ficando para trás. Vou começar a faltar as aulas por não ter intérprete de libras. Eu pensei que na UFPI ia ser diferente. Acreditei que a maior universidade pública do Piauí tivesse respeito pelas pessoas com deficiência, mas não tem. Me esforcei no ano de 2024, consegui ser aprovada no Enem, mas cheguei aqui e estou sendo excluída. Estou triste por ter que escrever isso aqui. Muitas pessoas me ajudaram. Muitos surdos parabenizaram por minha aprovação. Mas, a reitora Nadir Nogueira e UFPI não se importam se eu sou a primeira aluna surda do curso de Arquitetura ou se eu tenho vontade de estudar aqui ou se tenho sonhos”.

Entre os cursos que a UFPI oferece está o de Letras Libras, que forma intérprete e os disponibiliza especificamente para alunos deste curso. A instituição alega que não tem como contratar um intérprete para o curso de Arquitetura que possa acompanhar a Ana, quando poderia disponibilizar estagiários ou criar um programa nesse sentido, colocando estagiários do curso de Letras Libras para assistir alunos da própria universidade.
”Nossa grande questão é que ela [Ana] passou em janeiro, tivemos que apresentar inúmeros documentos comprovando que a Ana é surda, porque ela passou com cotas, teve dois meses e a UFPI não se preparou para recebê-la como aluna”, lamenta Jéssica, tia da universitária.
Até o momento a Universidade Federal não se manifestou. O espaço se encontra aberto a quaisquer esclarecimentos.