Teresina - PI
agosto 22, 2025 10:30

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo de Rafael Fonteles dará 60 mil CNHs grátis até 2030 para alunos do EJA e Ensino Médio no Piauí

Até 2030, o Governo do Piauí vai oferecer 60 mil CNHs, categoria A, totalmente grátis para alunos da rede estadual, tanto do EJA (Educação de Jovens e Adultos) como do Ensino Médio. E o capacete para motoqueiros, que custa em média R$ 60, será distribuído também gratuitamente. Qual que é o grande objetivo por trás dessa iniciativa do governador Rafael Fonteles? Promover um trânsito ainda mais seguro no Estado do Piauí e reduzir os índices de mortes por acidente de trânsito. Hoje, para cada homicídio, morre-se praticamente 2 pessoas em acidente de trânsito. O que é triste.

A falta de habilitação é um dos fatores que contribui para o elevado número de acidentes envolvendo motociclistas. Nos três primeiros meses de 2025, o Piauí registrou 178 mortes no trânsito, sendo 121 delas envolvendo motociclistas. A pesquisa também revelou que quase 72% das vítimas não possuíam CNH. O lançamento desses programas visa, portanto, não só capacitar motoristas, mas também tornar as ruas mais seguras para todos.

Quem pode aderir ao programa?

Os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão ser contemplados com o programa, desde que atendam aos requisitos. Para receber a CNH gratuita, na categoria A – voltada para condutores de motocicletas, os interessados devem estar matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual e possuir idade mínima de 18 anos. Os alunos também precisarão comprovar sua residência em municípios do Piauí que integram o Sistema Nacional de Trânsito e atender aos critérios definidos pela Seduc e pelo Detran, incluindo a participação em cursos de formação e capacitação oferecidos pelo programa.

Esta iniciativa faz parte dos programas CNH Social e Motociclista Seguro, que será lançado nesta segunda-feira, 31 de março, às 11h30 no Palácio de Karnak, num esforço conjunto entre o DETRAN Piauí, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Planejamento. Os municípios precisarão se integrar ao Sistema Nacional de Trânsito, caso queiram ter seus alunos contemplados com o projeto.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO:

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors