
Foi destaque na Câmara Federal, em um debate acalorado, o projeto desenvolvido 100% no Piauí, que já recuperou mais de 11 mil celulares em dois anos, ajudou a reduzir o índice de furto e roubo de celulares no Estado e foi replicado por outros Estados brasileiros.
Chama-se Cell Guard e agora será utilizado pelo Ministério da Justiça, sob o nome Celular Seguro e vai enviar notificações em massa a todas as pessoas que, por ventura, estejam utilizando celular com registro de furto e roubo. Quem receber a notificação deve procurar a delegacia mais próxima para devolver o aparelho. Em não comparecendo, a pessoa passa a responder na Justiça a um processo por receptação.
A iniciativa pioneira foi desenvolvida pela Secretaria de Segurança do Piauí, que tem a frente o secretário Chico Lucas. Todos os representantes das SSP do Brasil visitaram o Piauí para conhecer o projeto. Hoje Estados como o Maranhão já adotaram o Cell Guard e já estão devolvendo celulares roubados aos verdadeiros proprietários.
COMO FUNCIONA
Toda vez que alguma vítima registra BO por roubo ou furto do seu celular, no boletim consta o IMEI do aparelho. Com esse dado, a SSP aciona a Justiça para que seja solicitada à ANATEL/Operadoras a localização geográfica daquele celular, ou seja, o endereço de onde está o aparelho. Desta forma, a SSP envia com o CELL GUARD uma mensagem ao telefone, solicitando que a pessoa compareça até a Secretaria para devolver o celular que é produto de furto e, caso não compareça, passa a responder processo por receptação. E ninguém quer responder a um processo desses. Os que teimam, recebem visita da Polícia Civil em casa através da geolocalização.
Isso faz com que o bandido se sinta desestimulado a roubar para depois vender celular, uma vez que a população passa a ter resistência em comprar produto sem nota fiscal, pois já sabe que se estiver com um aparelho furtado, a Polícia vai descobrir rapidamente.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO: