Teresina - PI
dezembro 23, 2025 14:47

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Após revolução na Educação, Washington Bandeira deixa SEDUC: “novas missões”

Encerrando período de 3 anos, o agora ex-Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, deixa o comando da pasta e “segue para novas missões”, como ele escreveu em seu anúncio de desligamento publicado nas redes sociais nesta terça-feira, 23 de dezembro. Cotado para assumir a vaga de vice-governador na chapa majoritária de 2026, o gestor é o nome indicado pelo governador Rafael Fonteles na vaga do PT, ficando o PSD e o MDB com as vagas para o Senado.

Bandeira notadamente imprimiu uma nova marca e fez a Educação piauiense alcançar status antes inimagináveis, propiciando que os alunos da rede pública tenham acesso e oportunidades iguais ou maiores que as melhores escolas públicas e privadas do Piauí, Brasil e do mundo.

Com Washington à frente da SEDUC e em apenas 3 anos, a Educação do Piauí alcançou o primeiro lugar do IBEB no Nordeste e o quarto do Brasil; adicionou a disciplina de Inteligência Artificial no currículo escolar obrigatório. Por se tratar de projeto pioneiro, esse feito foi reconhecido internacionalmente pela UNESCO.

Com vultosos investimentos, o gestor universalizou as escolas de ensino médio em tempo integral, sendo 512 colégios nesse modelo. 75% delas estão totalmente climatizadas. Além da IA, nestas escolas, os estudantes aprendem Robótica, Empreendedorismo, Educação Financeira, Artes e Esportes. Bandeira recebeu das mãos do presidente Lula o Prêmio MEC da Educação Brasileira.

Através do Seduckathon, os alunos que vencem a competição fazem intercâmbio para países como Estados Unidos e Coreia, visitam empresas do ramo da tecnologia e inovação e se aprofundam ainda mais nestas áreas do conhecimento.

Só em 2025, mais de 17 mil pessoas foram alfabetizadas por meio programa Alfabetiza Piauí, entre jovens, adultos e idosos. A SEDUC também possibilitou que 10 mil alunos pudessem tirar a CNH Social Estudantil. A Escola do Mar, em Luís Correia, foi pensada para cursos voltados à economia do mar. Localizada na zona Sul de Teresina, o Ceti Oka Ka Inaminanoko é uma das primeiras escolas indígenas do Brasil em Tempo Integral, com educação profissional integrada ao Ensino Médio.

Com investimento histórico, inovação e valorização dos professores, o Piauí se tornou referência nacional e começa a mostrar ao Brasil que é possível construir um ensino público moderno, inclusivo e conectado com o mundo.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors