Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) oferecem aos usuários a possibilidade de retirar até cinco autotestes para HIV gratuitamente. O autoteste é uma ferramenta prática que permite identificar a necessidade de realizar o teste rápido para confirmar a infecção pelo HIV, facilitando o rastreamento e o diagnóstico precoce, essencial para o início do tratamento.
Nesta terça-feira (3), dentro da programação do Dezembro Vermelho, a Sesapi, por meio do CTA, realizou, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a “Qualificação e Atualização em Aconselhamento em IST; Acolhimento aos usuários do SUS, ética, sigilo e saúde do trabalhador; PEP, PREP, Autoteste para HIV e Testagem Rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C”.
Para obter os autotestes, os usuários devem se dirigir a uma das unidades do CTA estadual. Após receberem orientações sobre o uso correto do teste, podem levar até cinco unidades para casa. O autoteste é simples de usar e acompanha um QR Code com instruções detalhadas para auxiliar no procedimento.
Segundo Cristiana Rocha, coordenadora do CTA estadual, caso o resultado do autoteste seja positivo, o usuário deve realizar um teste rápido em uma unidade de saúde para confirmar o diagnóstico. “Se o resultado for confirmado como reagente para HIV, o paciente será encaminhado para iniciar o tratamento gratuito na rede SUS. Com o tratamento adequado, é possível atingir a condição de indetectável e intransmissível”, explica a coordenadora.
O CTA estadual de Teresina funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 13h às 17h. Além de Teresina, há unidades em outras cidades do estado, como Picos, Parnaíba, Oeiras, Piripiri e Floriano, que funcionam no turno da manhã.
A iniciativa reforça o compromisso da Sesapi em ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, reduzir a transmissão do HIV e garantir o tratamento adequado para as pessoas vivendo com o vírus.