Teresina - PI
julho 12, 2025 23:18

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governador diz que Piauí colherá frutos de investimentos de longo prazo em 10 anos

Durante palestra na Cátedra Otávio Frias Filho, realizada em conjunto entre o grupo Folha de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP) nesta quarta-feira (18), o governador Rafael Fonteles revelou que espera que o Piauí tenha um “impacto significativo” e colha os frutos, em menos de 10 anos, dos investimentos em políticas públicas estratégicos que estão sendo realizados pela gestão.  Rafael ministrou a palestra “Diretrizes de longo prazo em educação, tecnologia e inovação no Estado do Piauí” no auditório da Folha de São Paulo para jornalistas, professores e membros da cátedra.

“Prevejo que teremos um impacto significativo em 10 anos, um efeito grande nos sete setores que elencamos estrategicamente para nossa gestão: energia verde, economia digital, indústria mineral, agro e bioeconomia, turismo e economia criativa. Prevejo um efeito significativo nos nossos indicadores sociais e econômicos”, disse o governador.

Em sua palestra, Rafael Fonteles evidenciou que, para além das metas de curto prazo e a resolução dos problemas diários, sua gestão tem a preocupação de perseguir resultados expressivos que gerem melhoria direta na vida da população. A gestão monitora suas metas e  indicadores, estabelecendo uma governança direcionada. “O que estamos plantando neste mandato é absolutamente insuficiente para transformar o Estado dentro da visão que temos. Além de cuidar do dia a dia do governo, das urgências, apresentamos a visão de longo prazo para o meu povo e para conseguir mais pessoas que pudessem contribuir com aquela visão”, afirmou.

Rafael apresentou ao público presente no auditório e também aos que acompanharam de forma virtual a transmissão alguns dos programas e ações que o governo vem desenvolvendo, especialmente em três diretrizes fundamentais: superchoque educacional e tecnológico; estabilidade duradoura, institucional e fiscal; abertura econômica com participação do Estado. “O investimento não pode ser vazio, por isso colocamos metas muito robustas. Temos um papel proativo do Estado no investimento e na atração e promoção do desenvolvimento econômico, sempre procurando ser sinérgico com o setor produtivo”, destacou.

Foram foco da explanação do governador também alguns resultados que já estão acontecendo, a exemplo da revolução na educação com o 1° lugar NE e 4° lugar do Brasil no Ideb; 120 mil alunos com ensino obrigatório de Inteligência Artificial; na área de tecnologia, 400 startups aceleradas pela Investe Piauí, 1° lugar do país em número proporcional de startups, 3° no ranking ABEP-TIC de Governo Digital; o Piauí Saúde Digital com 700 mil teleconsultas e telelaudos em um ano; 35% da população com a Nova Carteira de Identidade Nacional (maior índice do país); com o OPA – maior Programa de Orçamento Participativo Digital do mundo, atingindo mais de 25% da população em 2024, 148 obras selecionadas nos cinco maiores municípios; além do Programa de Combate ao Roubo de Celulares, com mais de 13.000 celulares devolvidos e redução de mais de 50% no roubo de celulares.

Participaram da cátedra o Prof.º André Chaves, do IEA/USP, o secretário de redação do jornal Folha de São Paulo e um dos coordenadores da Cátedra, Vinicius Mota, além do Prof.º Marcelo Viana e da vice-reitora da USP, professora Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, que manifestou a satisfação em testemunhar o envolvimento comprometido da gestão do Piauí com educação, ciência e tecnologia.

” Sua liderança não é a repetição da tradição, é um político moderno, que pensa no desenvolvimento de longo prazo. Tenho a alegria de estar aqui porque tenho um compromisso social com esse país. Estar aqui hoje tem uma dimensão protocolar, mas de repente me dei conta da alegria nisso tudo porque o país está encontrando um caminho também. Quero agradecer sua presença aqui na cátedra. Saio daqui com o coração muito mais leve do que eu tenho ficado nos últimos tempos. É uma honra tê-lo aqui na cátedra”, disse a professora Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors