Um piauiense de 56 anos nasceu de novo ao passar por uma cirurgia delicada neste final de março no Hospital Getúlio Vargas em que a equipe médica simplesmente retirou um tumor do tamanho de uma laranja do lado esquerdo de seu peito. O lavrador é natural de Itainópolis, município situado a 363 quilômetros de Teresina, capital do Piauí.
Ele passou mal na roça e do nada perdeu os movimentos dos membros inferiores e do braço esquerdo. Nisso, foi socorrido e levado às pressas para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos. “A princípio pensaram que eu estivesse sofrendo um infarto. Ao ser transferido para o HGV, foi descoberto um tumor do tamanho de uma laranja na região do coração. Fui operado e graças a Deus, estou bem”, relatou o paciente.
A cirurgia complexa de ressecção de tumor cardíaco, conhecido como mixoma, procedimento raro, foi realizado via Sistema Único de Saúde (SUS).
O cirurgião cardiovascular, Edemir Carvalho, responsável pela equipe que realizou o procedimento, explica como tudo aconteceu.
“O paciente queixava-se de dor no peito e tinha essa história de perda de movimentos. A principio achávamos que poderia ser coronariopatia ou Acidente Vascular Cerebral cardioembólico. A investigação diagnóstica revelou uma massa sugestiva de ser um mixoma atrial. No intra-operatório, a equipe observou que a tumoração tinha aspectos de benignidade e a mesma foi ressecada completamente. Aguardamos o anatomopatológico pra confirmar nossa suspeita. Ficamos felizes de estar realizando procedimentos de alta complexidade no HGV, graças ao empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da direção do hospital”, destacou o cirurgião.