
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou um aumento de 25% no número de cirurgias realizadas durante os feriados de Natal e Ano Novo 2025/2026, em comparação com o mesmo período de 2024. Em 2025, foram realizadas 565 cirurgias, contra 452 no ano anterior.
Por outro lado, o número total de atendimentos no período apresentou queda de 5%. Foram registrados 1.659 atendimentos durante as festas de fim de ano de 2025, frente a 1.741 em 2024. O número de internações também foi menor, assim como os atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito.
Durante as festas de fim de ano de 2025, o HUT atendeu 297 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, enquanto em 2024 foram 326 atendimentos, representando uma redução de 9%.
Ao longo de 2025, o Hospital de Urgência de Teresina atendeu 60.033 pacientes em diversas especialidades, como cirurgia ortopédica, cirurgia geral, neurocirurgia, pediatria, entre outras. O HUT é a maior unidade de saúde de urgência e emergência do Piauí e atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o estado e também de estados vizinhos.
“Nosso planejamento para este ano é aprimorar os processos de trabalho para atender os usuários do SUS em menor tempo e com ainda mais qualidade, beneficiando tanto os pacientes quanto os colaboradores que fazem do HUT o maior hospital do estado”, destaca a diretora-geral do HUT, Aranucha Brito. Segundo ela, 2025 foi um ano de muito trabalho e organização. “Estamos gratos pelos índices alcançados e, em 2026, seguimos empenhados na melhoria contínua dos nossos serviços”, acrescenta.
O HUT é o único hospital do Piauí que dispõe de Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e também foi o primeiro hospital da capital a receber habilitação do Ministério da Saúde para contar com uma Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos (EACP).







