O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 8 de novembro, o Censo referente às favelas e comunidades urbanas do Piauí. Ao todo, o Estado possui 173 favelas, com maior concentração em Teresina, onde quase 200 mil pessoas residem nestes territórios. Municípios como Picos e Parnaíba também registraram a presença de favelas.
O perfil dos moradores das comunidades, em sua maioria, é de mulheres, jovens e pardas. As favelas do Brasil, um pouco mais de 12 mil, possuem sistema de esgotamento sanitário duas vezes maior que as do Piauí.
“É importante ressaltar que hoje, o IBGE está divulgando dados sobre favelas de todo o país e isso só está acontecendo por conta da parceria com CUFA Brasil e o instituto Data Favela, que juntos fizeram o projeto Favela no Mapa, em que a CUFA usou de sua capilaridade e presença para que os recenseadores pudessem adentrar esses territórios e colher as informações que hoje estão sendo divulgadas, através das quais se espera também que o Governo Federal, possa investir e desenvolver políticas públicas que gerem oportunidades aos moradores desses espaços”, comenta Valciãn Calixto, presidente da CUFA Piauí.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO:
Censo Demográfico registrou 173 favelas e comunidades urbanas no Piauí -Quase 200 mil pessoas residem em favelas ou comunidades urbanas no Piauí- Teresina concentra 98% das favelas e comunidades urbanas do Piauí- Cerca de 14% das favelas e comunidades urbanas de Teresina concentravam 51% da população residente naquelas áreas do município- Pessoas do sexo feminino, de cor parda e mais jovem representa o perfil da maioria dos moradores em favelas e comunidades urbanas no Piauí- Piauí registra cerca de 61 mil domicílios ocupados em favelas e comunidades urbanas- Favelas e comunidades urbanas do país apresentam indicador de esgotamento sanitário pela rede geral duas vezes maior que o registrado para as favelas do Piauí- Favelas e comunidades urbanas do Piauí apresentam melhor serviço de abastecimento de água e de coleta de lixo que a média observada nas favelas do Brasil