
Povos de Matriz Africana dos 4 cantos do Piauí e de Estados vizinhos como Maranhão e Ceará formaram uma multidão para espalhar Axé, propagar a diversidade religiosa, celebrar sua fé, fortalecer o empreendedorismo criativo e divulgar os potenciais turísticos da zona Norte de Teresina durante o II Encontro das Deusas das Águas, que aconteceu neste sábado, 26 de julho.
A concentração, com banhos e defumação, ritos de limpeza e descarrego feitos a partir de ervas naturais, ocorreu no Encontro dos Rios, ao lado da estátua do Cabeça de Cuia. Quando todos os Terreiros se encontraram, foi despachado na rua um padê para Exu, orixá dos caminhos, como pedido de paz e proteção. Assim, uma enorme caravana caminhou até o Parque Vila Poti, também conhecido como Polo Cerâmico.
Durante o trajeto, inúmeras mães e pais de santo se revezaram entoando cantos e curimbas que saúdam Orixás, Entidades e Encantados, ou seja, os ancestrais cultuados na Umbanda, Jurema, Terecô, Camdomblé, Quimbanda, Tambor de Mina, entre outras matrizes.
Chegando ao Monumento das Deusas das Águas, os fiéis pediram bênçãos, saudaram e louvaram Iemanjá e Oxum, respectivamente Orixá da água salgada e da água doce no Brasil.
O evento seguiu com a presença de diversas tendas temáticas e barraquinhas para venda de produtos de Axé em geral. Grupos de Tambozeiros, falas de agradecimento e um show de encerramento marcaram os momentos finais do encontro.
Siga – @rotadoaxepiaui / @terreirosdopiaui
VEJA NO VÍDEO ABAIXO:
Vídeos: Reprodução/Instagram