A Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite realizou, nesta quarta-feira (28), a final do campeonato de xadrez dos internos da unidade. Ao todo 300 reeducandos participaram da atividade, realizada em todos os pavilhões.
O projeto foi iniciativa do interno Raimundo Veras, professor de xadrez e que ensinou os companheiros a jogar. “A direção aceitou o projeto com bons olhos. Realizamos uma seletiva entre os pavilhões e os melhores disputaram a final. Fomos apoiados pela Federação Piauiense de Xadrez e creio que este torneio sempre será realizado na unidade”, relatou.
O presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos Sales, esteve presente para prestigiar e realizar a entrega dos certificados aos oito finalistas. Ele falou sobre a importância da atividade para o lazer e também para a vida dos internos.
“O xadrez não é só importante na área cognitiva, mas também para ensinar as pessoas a perder, pois isto ocorre na vida real. As pessoas que estão aqui perderam de alguma forma e podem vencer quando saírem daqui”, comenta.
O gerente da unidade, Ari Filho, relatou como esses projetos mudam a dinâmica da penitenciária, que passa a ser um ambiente de ressocialização. “Dia muito importante para gente porque prova que nosso sistema está em plena evolução na questão da ressocialização”, finaliza.