Teresina - PI
julho 12, 2025 23:11

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Polícia prende bandido que ameaçou religiosos de matriz africana em Pedro II

A equipe da delegada Bruna Verena, da Polícia Civil do Piauí, prendeu nesta sexta-feira, 20 de junho, um homem que ameaçou religiosos de matriz africana de Pedro II e afirmou que pagaria R$ 5 mil para quem tocasse fogo no Monumento de Iemanjá, que será inaugurado neste sábado no município durante a programação do Festival de Inverno.

Ele não teve a identidade revelada pelas autoridades. Porém prints com mensagens de incitação à violência ajudarão a formatar o processo criminal contra o suspeito.

“Há cerca de duas semanas recebemos a denúncia de discurso de ódio cometido nas redes sociais, onde o autor falava que ia pagar para destruir a imagem [de Iemanjá], ameaçava, colocava a questão do racismo religioso, da incitação ao crime e hoje como resposta fizemos a busca e apreensão de instrumentos do crime para que possamos instruir o processo e levar para a Justiça, ressaltando nosso compromisso de que nenhum discurso de ódio, nenhum tipo de violência é permitido, nenhum tipo de intolerância religiosa nem de racismo, e a gente está aqui curtindo um Festival de Inverno cada vez mais seguro, estamos com um Centro Integrado de Segurança Pública funcionando 24h com a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros assegurando um festival tranquilo, de paz para que todos venham a Pedro II”, falou Verena, que responde pela Diretoria de Proteção às Mulheres e aos Grupos Vulneráveis.

ROTA DO AXÉ

No dia 21 de junho, às 15h, será inaugurado o monumento em homenagem à orixá Iemanjá, instalado às margens do Açude Joana, na entrada da cidade. A solenidade integra a programação do tradicional Festival de Inverno de Pedro II e marca a entrada oficial do município na Rota Turística do Axé, uma iniciativa de valorização das religiões de matriz africana e do turismo cultural no estado. 

A cerimônia contará com a presença de representante do governo, além de lideranças religiosas, representantes de terreiros e caravanas de diversas regiões do Piauí e de estados vizinhos, como Maranhão, Ceará e Bahia. 

A escultura, com 2,30 metros de altura, foi produzida em resina pelo artesão piauiense Aroldo, com apoio de Jean Pimentel, responsável por outras representações de orixás na capital. A imagem retrata Iemanjá com traços e pele negra, resgatando sua origem africana e reforçando o compromisso do projeto com a valorização da ancestralidade. 

“Essa escultura traz traços negros em referência ao continente africano, raiz ancestral do culto a Iemanjá. Estamos devolvendo à imagem sua característica original, muitas vezes apagada ao longo do tempo. A Rota do Axé propõe a geração de renda dentro dos terreiros, o fomento ao turismo religioso e a valorização do artesanato local, sempre com foco no enfrentamento à intolerância religiosa”, destaca Bruna Ravena, influenciadora digital e ativista da cultura afro-brasileira. 

A Rota do Axé é um projeto idealizado por representantes dos povos de terreiro do Piauí, com apoio da Secult, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e tem como objetivo criar um roteiro turístico intermunicipal, onde fiéis, visitantes e pesquisadores possam conhecer os monumentos dedicados aos orixás, vivenciar a espiritualidade afro-brasileira e se hospedar em casas de acolhimento ligadas às religiões de matriz africana. 

“Mais do que um roteiro turístico, a Rota do Axé é uma proposta de vivência e respeito à diversidade religiosa. O visitante poderá conhecer as cidades onde estão os monumentos, participar de rituais, se hospedar em terreiros e aprender sobre os fundamentos dessas casas sagradas. É um turismo de imersão que fortalece o diálogo intercultural e o combate à intolerância religiosa”, explica o babalorixá Rondinele Santos de Oxum, representante da Articulação Nacional de Povos de Matriz Africana e Ameríndia (ANPMA).

Além de Pedro II, a Rota já contempla escultura de Iemanjá em Teresina — nos bairros Poti Velho e na Avenida Marechal Castelo Branco — e deve se expandir para Piripiri, Parnaíba, Campo Maior, União, Altos, Floriano, Picos e Barras, com possibilidade de adesão de novos municípios. 

Programação – Inauguração do Monumento de Iemanjá | Pedro II – 21/06 

15h – Concentração na orla do Açude Joana (entrada da cidade) 

15h30 – Cerimônia do Padê de Exu (rito de abertura e pedido de proteção) 

16h – Fala das autoridades 

16h30 – Consagração da escultura de Iemanjá, com oferendas, rituais e apresentação do grupo de tambozeiros Meninos de Ouro 

17h – Gira coletiva com a presença de pais, mães e filhos de santo de diversos terreiros 

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors