O projeto de recuperação de celulares roubados desenvolvido pela Secretaria de Segurança do Piauí está disputando a semifinal do Prêmio Excelência em Competitividade, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Boas Práticas de 2024.
Batizado de CELLGUARD, o projeto Piauiense está classificado entre os doze estados da Federação. A iniciativa foi desenvolvida e executado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI).
O CellGuard criou um banco de dados de IMEIs e um aplicativo de rastreamento que já recuperou quase seis mil celulares e reduziu em 44% o número de furtos de celulares em todo o Estado. A estratégia inclui intimações em massa para devolução dos aparelhos e parcerias com o Judiciário e operadoras de telefonia.
Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, o CellGuard permite o rastreamento e a recuperação de dispositivos móveis através da colaboração entre as forças policiais e a comunidade.
“Desde sua implantação, diversos aparelhos foram recuperados, contribuindo para a redução dos furtos e roubos. Ao registrar a ocorrência, o usuário pode ativar o rastreamento do CellGuard, que monitora o aparelho em tempo real e compartilha informações com as autoridades. O aplicativo também permite o bloqueio remoto do dispositivo, protegendo os dados do usuário”, frisou o superintendente da SSP.
Em 2024, a banca de seleção do CLP avaliou mais de 292 políticas públicas, classificando 12 boas práticas como semifinalistas. Dessas, seis serão selecionadas como finalistas, das quais três serão escolhidas como vencedoras. O anúncio das finalistas ocorrerá no início de julho, enquanto o das vencedoras será feito no dia 21 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2024.
Instituído em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade homenageia os estados que se destacam na priorização da competitividade na formulação de suas agendas, implementando políticas de alto impacto que afetam diretamente os indicadores do Ranking.