
O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (15), mais 35 ordens de serviço referentes ao ciclo 2024-2025 do Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA), programa em que as obras são escolhidas diretamente pela população. As ações contemplam os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, totalizando investimentos de R$ 56 milhões, que devem chegar a R$ 80 milhões ao longo deste ano.
Rafael Fonteles destaca a importância do programa, que transforma a escolha da população em ações concretas. “São obras de asfaltamento, calçamento, praças, quadras esportivas, polos de artesanato, sistemas de abastecimento d’água com energia solar, tudo contemplando a zona urbana e rural. Vamos garantir que aquilo que o povo escolheu vire obra concreta para melhorar a vida de cada comunidade. É a democracia se transformando em resultados visíveis para a população”, frisa o governador.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, reforça a importância do acompanhamento e da execução das obras. “Com essas 35 ordens de serviço, somam-se 110 obras já concluídas ou em execução, envolvendo vários órgãos do Governo Estadual. É um esforço conjunto para garantir que a população veja concretamente as ações que escolheu, e o modelo do OPA tem despertado interesse de outros estados e municípios, como Pernambuco, Niterói e Jaboatão dos Guararapes”, explica o gestor.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, reforçou a importância da participação das associações e das comunidades. “O OPA é recebido com muita alegria pela população, que participa ativamente apontando propostas, correndo atrás dos votos e acompanhando a execução das obras. Esse engajamento garante que as obras sejam aprovadas, executadas rapidamente e fiscalizadas pela própria comunidade, fortalecendo a participação social e o controle social efetivo”, pontua.
O que é o OPA
O Orçamento Participativo Digital do Piauí é um instrumento pioneiro de gestão democrática que permite à população participar diretamente da elaboração do orçamento anual do Estado. Por meio da plataforma digital, os cidadãos indicam como desejam que parte dos recursos públicos sejam investidos em seus municípios. O programa é executado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres).
Confira aqui a relação das 35 ordens de serviço referentes ao ciclo 2024-2025 do Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA).