Teresina - PI
outubro 3, 2024 06:58

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seis estados já estão implantando projeto de recuperação de celulares do Piauí

Mutirão da SSP-PI para devolução de celulares
Mutirão da SSP-PI para devolução de celulares

Os Estados do Ceará, São Paulo, Sergipe, Maranhão, Alagoas e Amazonas estão implementando o projeto de recuperação de celulares roubados/furtados desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). A informação foi divulgada nesta terça-feira (01.10.24), pelo secretário Chico Lucas em seu perfil no Instagram.

O CellGuard criou um banco de dados de IMEIs e um aplicativo de rastreamento que já recuperou mais de seis mil celulares e reduziu em 44% o número de furtos de celulares em todo o Estado. A estratégia inclui intimações em massa para devolução dos aparelhos e parcerias com o Judiciário e operadoras de telefonia.

Só ontem (30), a SSP-PI fez mais uma restituição de aparelhos celulares, devolvendo 204 dispositivos aos seus verdadeiros donos. “Para aqueles que tiveram seus celulares roubados ou furtados e fizeram o boletim de ocorrência, mas ainda não encontraram seus nomes na lista, pedimos que aguardem. Continuamos com as intimações e recuperação de aparelhos”, afirmou o delegado Filipe Bonavides, coordenador da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp).

Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, o CellGuard permite o rastreamento e a recuperação de dispositivos móveis através da colaboração entre as forças policiais e a comunidade.

“Desde sua implantação, diversos aparelhos foram recuperados, contribuindo para a redução dos furtos e roubos. Ao registrar a ocorrência, o usuário pode ativar o rastreamento do CellGuard, que monitora o aparelho em tempo real e compartilha informações com as autoridades. O aplicativo também permite o bloqueio remoto do dispositivo, protegendo os dados do usuário”, frisou o superintendente da SSP.

Estados

Ao todo, mais de 20 estados da Federação já vieram ao Piauí conhecer o projeto pioneiro, que se tornou nacionalmente conhecido pela eficácia, tanto na apreensão dos celulares quanto no combate à criminalidade.

Nos 5 primeiros meses de 2024, houve redução de 42% no roubo de celulares, em comparação ao mesmo período de 2023.

Integração

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai expandir o Programa Celular Seguro a partir de uma iniciativa exitosa desenvolvida pelo Governo do Piauí, que resultou na recuperação de mais de 8 mil celulares furtados ou roubados no estado. Em Brasília, o governador Rafael Fonteles e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, formalizaram um acordo para a elaboração de um Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel).

Dez estados do Brasil também assinaram o protocolo, que logo deve ser adotado em todo o Brasil. É o que prevê Fonteles e o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, também presente no evento. “Mais de 20 estados foram procurar a gente para conhecer nosso projeto de recuperação de celulares. Agora, com o protocolo nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) toma a frente do projeto e isso deve ser estendido para todo o Brasil”, disse Lucas.

Toda a expertise desenvolvida no Piauí será colocada à disposição do MJSP e dos demais estados. Fonteles destacou a importância dessa integração e troca de inteligência entre os estados, União e municípios para melhorar a segurança pública. “Nós precisamos aperfeiçoar esse cooperativismo entre os estados, por isso é uma honra para nós do Piauí ajudar na criação desse protocolo”, afirmou o gestor.

O ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância da integração com o estado do Piauí e parabenizou o governador Rafael Fonteles pelo êxito do programa de recuperação desenvolvido no estado. “Estamos aprendendo com a expertise do Piauí. Queria parabenizar a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Piauí”, frisou.

Grupo de Trabalho vai criar protocolo

O acordo do protocolo foi assinado durante a 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados, realizada pelo MJSP para facilitar a integração de informações entre os estados, municípios e União de forma a melhorar a segurança pública. O MJSP pretende realizar uma série de viagens estratégicas para levantamento das necessidades de integração, negociação de implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), bem como a promoção da melhoria dos dados enviados pelos entes federados.

A metodologia e o fluxo do protocolo serão desenvolvidos por um Grupo de Trabalho (GP) criado no mesmo ato pelo Ministério. Farão parte do GP integrantes da Secretaria Executiva do MJSP, Subsecretaria de Tecnologia da Informação – STI, Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp e representantes das Secretarias de Segurança Pública dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do Piauí.

O Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares será implantado primeiro em formato de teste, por meio de operações unificadas, para garantir sua usabilidade em âmbito nacional. Após a fase de implementação piloto do Procel, os demais estados serão convidados a aderirem ao Protocolo e receberão o apoio do MJSP.


Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors