Terminada a fase de grupos do Favelão, o maior campeonato entre favelas do mundo, a seleção Piauí masculina avançou para as quartas de finais ficando na sétima posição geral. O próximo confronto será na sexta-feira, 18 de outubro, contra o Paraná no Clube Esportivo Vila Manchester, em São Paulo.
Na fase de grupos, o Piauí perdeu o primeiro jogo de 2 a 0 para o Rio de Janeiro, empatou o segundo confronto contra a Bahia e venceu Minas Gerais, com gol do volante Kaio, camisa 7 do time, que representa a comunidade do Promorar. Assim, a seleção somou 4 pontos. Agora vem a fase do “mata-mata”, em que a seleção que perder os próximos jogos, está automaticamente fora.
Ao todo, 12 estados enviaram suas seleções masculinas e femininas para o Favelão. O campeonato tem início na etapa estadual. A Taça das Favelas Piauí 2024 contou com 32 seleções e mobilizou mais de 650 atletas, entre meninos e meninas.
As atletas do Piauí não se deram bem na fase de grupos e não avançaram para as quartas. Ainda em São Paulo, a CUFA Piauí tem oportunizado passeios a todos os atletas.
“A Taça das Favelas é uma ferramenta de integração muito forte. Aqui em São Paulo conseguimos ingressos gratuitos para que os dois times visitassem a Arena Corinthians e assistissem ao Futebol da Esperança, promovido pela Tv Globo e o projeto Criança Esperança. A seleção feminina do Piauí também visitou o Centro de Treinamento do Corinthians e pôde conhecer a jogadora Tamires, ou seja, não é só futebol e ficamos felizes com todas essas experiências. Durante a abertura, todos eles estavam no Museu do Futebol, onde puderam conhecer a história do esporte e sua chegada ao Brasil”, conta Valciãn Calixto.
PARCERIAS E HOMENAGENS
O uniforme utilizado pelas duas delegações na etapa nacional traz o mapa do Piauí, onde se pode lê o nome de todas as comunidades que disputaram a etapa estadual da Taça. Além disso, as seleções trazem a cor em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta para a prevenção contra o câncer de mama.
Para que a delegação conseguisse viajar e participar da Taça das Favelas Brasil, a CUFA Piauí contou com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e do Turismo (SETUR).