Teresina - PI
janeiro 24, 2025 11:06

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SEMEC convoca 311 professores aprovados em concurso; foco no ensino infantil

311 professores aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semec) serão convocadas com urgência, para iniciarem os trabalhos já na volta às aulas letivas deste ano. A medida foi anunciada em coletiva de imprensa pelo prefeito Silvio Mendes e o secretário da pasta, vereador Ismael Silva.

O foco inicial é a necessidade de vagas principalmente nas creches municipais, o chefe do executivo municipal afirmou que a Semec tem um desafio imenso para garantir que todos tenham o direito à pré-escola.

“Vamos buscar rapidamente a retomada da qualidade do ensino e voltar a ser primeiro lugar do Brasil, inclusive com a convocação de assessorias externas para que possamos melhorar a qualidade do ensino que era feito no passado e nós perdemos”, destacou Silvio Mendes.

O prefeito destacou ainda a competência da equipe da Semec para recuperar o prejuízo do ensino na capital.

“Na minha gestão anterior, a secretaria de Educação alfabetizava 96% das crianças, e em 2024 fechou somente com 50%, então isso é um prejuízo muito grande e é preciso recuperar rapidamente. Confio na gestão do Ismael e equipe que tem excelentes professores. Temos nas nossas mãos a solução para voltar a ter a educação que as crianças de Teresina merecem”, finalizou.

O secretário de Educação, Ismael Silva, revelou que a documentação para a convocação dos novos concursados já está sendo encaminhada à Secretaria de Administração. “Estamos recebendo a autorização para convocação dos 311 servidores que vão vir colaborar conosco. Nós vamos encaminhar o mais rápido possível para a Secretaria Municipal de Administração para a publicação no Diário. O nosso interesse é começar o ano letivo com todos lotados na rede municipal”, esclarece Ismael.

Prefeito Silvio Mendes anuncia pagamento das férias dos professores da rede municipal

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Finanças, confirmou o pagamento das férias coletivas dos professores da rede municipal de ensino. Os valores estarão disponíveis nas contas dos servidores da educação nesta quinta-feira (09).

“Hoje, a prefeitura está pagando as férias coletivas dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, bem como a merenda do mês de dezembro”, explicou o prefeito Silvio Mendes.

O secretário municipal de Educação, Ismael Silva, destacou o débito que foi deixado pela gestão anterior e afirmou que está trabalhando para regularizar a situação.

“Desde que assumimos a Secretaria Municipal de Educação, temos trabalhado, juntamente com toda a equipe financeira, a Secretaria de Finanças, o doutor Edgar, e com o nosso prefeito, doutor Silvio Mendes, e o vice-prefeito, Jeová Alencar, para assegurar o pagamento das férias dos nossos professores da rede municipal de ensino. A gestão anterior havia previsto o pagamento para o dia 31 de dezembro, o que gerou uma grande expectativa entre os professores. No entanto, esse pagamento não ocorreu conforme esperado”, destacou.

O secretário Ismael Silva informou que, desde o dia 1º, estão sendo feitos esforços para regularizar a situação. Foram realizados os encaminhamentos necessários, mas, devido a burocracias administrativas e bancárias, foi preciso aguardar a liberação de acessos, senhas e autorizações junto à instituição financeira para que os pagamentos fossem autorizados.

“Já recebemos a confirmação da Secretaria Municipal de Finanças de que os pagamentos estão sendo processados e que, amanhã, os valores estarão creditados nas contas dos nossos professores, que tanto aguardam o cumprimento desse direito, previsto em lei. Portanto, a partir das 6 horas da manhã de amanhã, os servidores terão os pagamentos referentes às férias ou abono de férias já creditados em suas contas”, finalizou.

Com a regularização dos pagamentos, a Prefeitura de Teresina garante maior tranquilidade para os profissionais da educação, permitindo que possam retornar ao trabalho com a certeza de que seus direitos estão sendo respeitados.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors