Teve início hoje (06.03.24) um mutirão para devolução de mil aparelhos celulares, que haviam sido roubados/furtados, mas a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) recuperou e agora está devolvendo aos verdadeiros donos.
A devolução acontece nesta quarta e quinta-feira na sede da SSP-PI. O projeto faz parte das ações de combate aos crimes de roubo, assalto e receptação de celulares para revenda. Somente em Teresina, houve redução de 40% neste tipo de crime, desde que a Operação Interditados começou.
Nas imagens do mutirão é possível notar a expressão de felicidade das vítimas recebendo seus aparelhos de volta. Muitos nem tinham mais a esperança de um dia terem seus celulares novamente. Neste primeiro dia de devoluções, foram realizados 419 atendimentos e 351 celulares restituídos aos proprietários.
Nesta quinta-feira, dia 7, a ação segue com a devolução para os números 401 ao 650 da relação do edital. Já os convocados relacionados no edital a partir do número 651 devem aguardar intimação para a retirada.
O coordenador da SOI, delegado Matheus Zanatta, ressalta que ações como o mutirão só se tornam possíveis através do trabalho de inteligência da polícia e o registro do boletim de ocorrência feito elas vítimas. “Para que a vítima seja restituída e que a polícia localize o aparelho, se torna indispensável que a mesma procure uma delegacia, indique o IMEI e deixe um contato no boletim para que a gente possa entrar em contato quando a recuperação desse dispositivo ocorrer”, explicou.
Ainda segundo o delegado, durante os dias de mutirão as pessoas devem ficar atentas no edital de chamamento e as notificações recebidas via e-mail ou whatsapp. Os proprietários notificados devem comparecer à sede da Secretaria, na Rua Walfran Batista, nº 91, bairro São Cristóvão, munidos de documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e boletim de ocorrência referente ao furto ou roubo.