
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, firmou uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) para garantir a emissão de 352 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) aos atletas da Taça das Favelas Piauí 2025. A ação acontecerá neste sábado (9), durante as oitavas de final da categoria masculina, no Complexo Esportivo Planalto Uruguai, zona Leste de Teresina. Ao todo, 16 seleções entrarão em campo, com jogos das 8h às 12h e das 16h às 20h.
O presidente estadual da CUFA, Valciãn Calixto, destaca a importância da parceria entre a instituição e o Governo do Estado, por intermédio das secretarias. “A SSP se soma à Taça garantindo mais cidadania e dignidade aos jovens atletas, com a emissão de suas novas identidades”, frisou.

Durante a primeira rodada de jogos, a equipe de voluntários da CUFA identificou que muitos RGs dos atletas estavam danificados ou desatualizados, com fotos tiradas ainda na infância. Dessa forma, surgiu a necessidade de regularizar a documentação, principalmente porque, ao final do torneio, os 18 jogadores que mais se destacarem serão convocados para integrar a Seleção Piauí, que representará o estado na fase nacional da Taça das Favelas Brasil, em São Paulo.
“Para essa viagem, é fundamental que esses garotos estejam com seus documentos atualizados. Nos antecipamos, procuramos a SSP e viabilizamos essa ação”, explicou Calixto.
Documentos Necessários:
A) Documentos Obrigatórios:
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia)
🚨 Certidão Original Atualizada com Selo de Verificação (emissão inferior a 10 anos) 🚨
• Comprovante de Residência (cópia)
• CPF (cópia)
B) Documentos Opcionais:
• NIT/PIS/PASEP (cópia)
• CNH (cópia)
• Título de Eleitor (cópia)
• Tipo Sanguíneo (cópia)
• Carteira de Trabalho (cópia)
• Certificado de Reservista (homens) (cópia)
• Cartão do SUS (cópia)




Participação dos Municípios
Somando as categorias masculina e feminina, a Taça das Favelas Piauí 2025 mobiliza 814 adolescentes, sendo o maior campeonato do Estado em número de atletas participantes. Seleções de municípios como Bom Jesus, União, Nazária, Água Branca, Demerval Lobão, Monsenhor Gil e Lagoa do Piauí, além das equipes de Teresina, estão em busca do título desta edição.
Sobre a Taça das Favelas
Idealizada pela CUFA e realizada em diversos estados do país, a Taça das Favelas é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Além disso, o projeto funciona como uma plataforma de inclusão social, oferecendo visibilidade e oportunidades para jovens talentos das periferias que sonham em transformar suas vidas através do esporte. Reconhecida por revelar atletas para o futebol profissional, a Taça também promove valores como cidadania, respeito e orgulho das origens.
Notícia relacionada:
Veja aqui os 16 times que avançam para as oitavas de final na Taça das Favelas Piauí 2025