
No último fim de semana, 32 seleções masculinas passaram pela arena do bairro Planalto Uruguai, na zona Leste de Teresina, onde aconteceram os primeiros jogos da fase estadual da Taça das Favelas Piauí 2025. Dezesseis times avançaram para as oitavas de final, que já acontecem nos dias 9 e 10 de agosto, no mesmo local, com partidas pela manhã, fim da tarde e início da noite.
“Muitas seleções novas, que não haviam disputado edições anteriores, tanto da capital quanto do interior, e o resultado tem sido a boa qualidade dos jogos. O campeonato acontece no estilo mata-mata: quem ganha avança, quem perde volta para casa. Mas aqui não há perdedores; somos agora uma grande família desportista, com jovens piauienses de vários locais em busca do mesmo sonho”, destaca Valciãn Calixto, presidente estadual da Central Única das Favelas (CUFA Piauí), ONG responsável pela realização do torneio.

As seleções que representaram os municípios de Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Bom Jesus e Lagoa do Piauí foram desclassificadas, enquanto as equipes de Água Branca, Nazária e União seguem na competição.
TAÇA DAS FAVELAS
A Taça das Favelas é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, idealizado pela CUFA e realizado em diversos estados do Brasil. Mais do que um torneio esportivo, o projeto é uma plataforma de inclusão social, oferecendo visibilidade e oportunidades a jovens talentos das periferias, que sonham em transformar suas vidas através do esporte. A competição é conhecida por revelar atletas para o futebol profissional, além de promover valores como cidadania, respeito e orgulho das origens.


