Teresina - PI
dezembro 10, 2024 02:12

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja o saldão da passagem de Lula pelo Piauí com a Caravana Federativa

Em sua fala na presença do presidente Lula, o governador Rafael Fonteles, aproveitou a Caravana Federativa para repercutir pontos importantes e positivos de sua gestão. Abaixo alguns trechos:

“O Piauí virou um case de sucesso de enfrentamento à fome, à pobreza, à miséria”.

“O presidente que valoriza a federação, estados e municípios é o presidente Lula. No outro governo tivemos que recorrer ao STF duas vezes para recebermos um recurso que nos era de direito, tamanha era a perseguição contra a gente”.

“ O Piauí já tem o maior índice de liberação do Minha Casa Minha Vida que foi liberado para o Estado”

“Já cumpri a meta de transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil, quem disse hoje foi a ministra Esther”.

“Criamos a primeira Secretaria de Inteligência Artificial pq como o senhor falou, é algo que pode ser bom ou ruim, mas quem tem que estar a frente é o Governo”.

“O governador do Hidrogênio Verde, da transição energética, lembre dessas coisas, pode lembrar porque eu estou apostando nisso. Essa molécula não vai poluir, mas vai gerar renda, industrializando nosso Estado”, finalizou o Governador.

Lula, por sua vez, disse que Rafael é o governador do futuro e que ele está na vanguarda da revolução do país se dedicando à transição energética.

Deu bom a visita do presidente Lula ao Piauí durante a Caravana Federativa nesta sexta-feira (21.06.24).

Ele liberou mais 1.351 moradias do Minha Casa Minha Vida, distribuídas para 6 municípios: Água Branca, Floriano, José de Freitas, Piripiri, Teresina e União. O montante de investimento somado chega a R$ 193,7 milhões.

O presidente anunciou apoio federal às obras do Porto Piauí, em Luís Correia, e ao projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba apresentado pelo governador Rafael Fonteles.

“Vamos conectar o Sul com o Norte através do nosso Rio Parnaíba, nossa grande identidade cultural e natural. O Estado do Piauí vai entrar com R$1 bilhão, por isso queremos apoio de recursos federais. O mesmo presidente Lula que é o responsável por essa mudança de patamar social do nosso estado, também vai ser o responsável de tornar o Piauí protagonista na transformação digital e transição energética, tornando-se, em breve, o estado mais industrializado do Brasil”, disse Rafael Fonteles.

Foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação de cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais.

A iniciativa de inclusão laboral para as mulheres nesta situação contribui para a ruptura dos ciclos de violência e vulnerabilidade.

Foi anunciada também a disponibilização de terrenos e espaços físicos em águas públicas da União para a consolidação do Complexo Portuário e Industrial no município de Luís Correia.

Além disso, o Governo Federal cedeu um imóvel, em Teresina, para a construção de Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Em sua fala, o presidente Lula apontou o Piauí como o Estado mais digital do Brasil.

“É o estado que está dando certo, é o estado mais digital do Brasil, que tem uma vocação extraordinária, com muita competência”, declarou o presidente Lula.

Na solenidade, aconteceu, ainda, o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), que objetiva articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Outro ponto relevante foi a quantidade de emissões da nova Carteira Nacional de Identidade: o Piauí é um destaque nacional, sendo o maior emissor proporcional do novo documento. 600 mil carteiras foram emitidas beneficiando quase 20% da população.

Com a nova carteira de identidade, todas as políticas públicas terão acesso ao mesmo dado oficial de identidade do cidadão, pela simplificação dos cadastros administrativos. Quando uma pessoa precisar marcar uma consulta no SUS, por exemplo, os dados da identificação estarão disponíveis em tempo real, independente se o atendimento for virtual ou presencial. O mesmo vale para benefícios como o Bolsa Família e registros no INSS.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors