
O Piauí terá muito em breve nas ruas a primeira Viatura Inteligente do Brasil, com sistemas, câmeras e inteligência artificial capazes de identificar veículos roubados, bandidos foragidos e muito mais. A Viatura já está em fase de testes e foi desenvolvida em uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob o comando do professor Érico Leitão. A notícia foi anunciada por meio de entrevista à TV Clube de Jornalismo.
“A viatura está equipada com diversos sensores, então o policial vai ter acesso à informações relevantes, usamos dispositivos de baixo custo, toda parte de integração de dados da Segurança Pública são disponibilizados diretamente pro policial na ocorrência em tempo real”, comentou o professor.

“Esse sistema foi inteiramente desenvolvido por uma equipe exclusiva de piauienses, são pesquisadores alunos de graduação, de mestrado, doutorado, integrada com a equipe da Secretaria de Segurança, assim qualquer nova funcionalidade, podemos aderir e colocar no sistema a qualquer momento”, ressaltou.
“Estamos em fase operacional, acreditamos que ao longo de 2025 teremos o sistema funcionando no Piauí.
Diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery. Existem editais em todo o Brasil para que os Estados contratem viaturas inteligentes, mas a um custo de R$ 40 mil a R$ 60 mil por mês. Nesse custo, o Estado do Piauí não conseguiria levar para todas as viaturas, então o secretário Chico Lucas nos determinou que desenvolvêssemos algo mais barato e assim foi feito, com baixo custo. Com isso, o cidadão deseja mais segurança e o que traz isso é mais presença policial, com uma viatura dessas a gente consegue ter abordagens mais certeiras, uma vez que ninguém quer passar pela abordagem”, avaliou.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO: