O humorista Whindersson Nunes, em suas andanças pelo interior do Piauí, visitou e conheceu o Cânion do Rio Poty, situado no município de Castelo do Piauí. O artista conheceu as pedras que possuem pinturas rupestres, bem como passeou pelo rio Poti e vislumbrou os grandes paredões que formam a arquitetura espetacular do local.
Whindersson, pelas suas postagens nas redes sociais, passou a noite por lá, observando também o céu estrelado do Cânion. “Piauí tem informações sobre a história do planeta, mas vocês não estão preparados pra essa conversa”, escreveu em eu perfil no Instagram.
A passagem dele por lá ajuda a dar visibilidade ao Cânion, importante espaço turístico natural. Situado na divisa dos estados do Piauí e Ceará, o Cânion do Rio Poti é formado por extensos paredões escavados nas rochas pela fúria das águas e dos ventos. Falha geológica ocorrida há milhões de anos, o cânion guarda a beleza selvagem que só o tempo pode conferir, com grandes pedras, cachoeiras, abrigos naturais, inscrições rupestres e paisagens de puro encantamento.
Por estar no bioma Caatinga, possui fauna e flora peculiares e ocasionalmente endêmicas, sendo imprescindível a sua preservação. O local ampara as pesquisas científicas, atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. Possui sítios de gravuras rupestres de grande relevância antropológica nas divisas de Buriti dos Montes, Juazeiro e Castelo no território piauiense e ainda com Crateús, no Ceará.