Teresina - PI
outubro 28, 2025 06:34

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudantes piauienses vão a Recife tirar visto para poder viajar em intercâmbio aos Estados Unidos

Quarenta estudantes e oito professores da rede pública do Piauí embarcam nesta terça-feira (28), às 15h20, para Recife (PE), onde farão a entrevista no Consulado dos Estados Unidos para obtenção do visto americano. A viagem marca uma nova etapa de preparação para o intercâmbio educacional promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Durante a estada em Recife, o grupo participará de um curso de Prototipagem na CESAR School, instituição reconhecida nacionalmente por suas práticas de inovação e tecnologia. A formação permitirá aos alunos vivenciar processos criativos e desenvolver soluções empreendedoras, conectando teoria, prática e mercado de trabalho.

Os estudantes também participarão de uma revisão de Linguagens, etapa complementar da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no auditório do Hotel Ondas do Mar. A proposta reforça o caráter formativo do programa, que une vivência internacional ao fortalecimento das competências cognitivas e socioemocionais.

O intercâmbio, previsto para começar em 18 de novembro, levará os vencedores do Seduckathon 2025 a instituições de excelência nos Estados Unidos, com foco em tecnologia e empreendedorismo. O grupo reúne alunos de Cocal dos Alves, Paulistana, São Julião, Jatobá do Piauí, Itainópolis, Patos do Piauí, Pedro II, Vila Nova do Piauí e Teresina.

De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o intercâmbio é mais um passo da transformação educacional que o Piauí tem promovido

“O intercâmbio proporcionado pelo Seduckathon abre portas para o mundo. Durante toda experiência, desde a ida para Recife, experiência na Cesar School e os 30 dias de intercâmbio nos Estados Unidos, eles terão contato direto com o que há de mais moderno em tecnologia e empreendedorismo, desenvolvendo habilidades que o mundo exige. Nosso propósito é preparar jovens piauienses para serem protagonistas de suas próprias histórias”, destacou.

Toda a logística da viagem, incluindo passagens, hospedagem, alimentação, transporte, seguro e apoio pedagógico, é custeada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc, garantindo que cada estudante aproveite integralmente a experiência.

O Seduckathon 2025 já levou grupos a Portugal, Alemanha e Coreia do Sul. Ao todo, 130 alunos e 22 professores participarão de intercâmbios, além de 65 estudantes e 13 professores que vivenciarão uma imersão científica no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ).

Mais do que uma viagem, o Seduckathon simboliza o compromisso do Piauí com uma educação pública inovadora e global, capaz de transformar vidas e conectar sonhos locais a oportunidades internacionais.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors