Os motoristas por aplicativo poderão usar os terminais de integração do sistema de transporte público de Teresina. O decreto foi assinado pelo prefeito Dr. Pessoa nesta terça-feira (01.10.24)
“O Decreto Nº 26.963, autoriza a utilização dos Terminais de Integração de Transporte Coletivo Urbano como pontos de apoio para motoristas de aplicativos, entregadores, taxistas e mototaxistas. Com isso, Teresina se coloca, ao lado de Fortaleza e São Paulo, como uma das primeiras capitais do país a integrar oficialmente o transporte por aplicativos ao sistema de trânsito urbano”, diz o documento.
A iniciativa busca promover mais segurança tanto para os motoristas de aplicativo quanto para os usuários. Ao utilizar os terminais como pontos de apoio, os motoristas terão locais seguros para estacionar e aguardar corridas, reduzindo os riscos de assaltos ou incidentes. Para os passageiros, o novo sistema oferece um benefício extra de segurança, uma vez que o cadastro dos motoristas será monitorado pela Prefeitura, garantindo mais controle e confiabilidade no serviço.
*Como funcionará o novo sistema*
Os profissionais cadastrados para o uso dos terminais deverão pagar uma tarifa anual de R$ 120,00, que será destinada à manutenção e segurança dos terminais. Esse novo modelo de receita garantirá que os terminais de integração tenham uso certo e manutenção contínua, beneficiando tanto os motoristas quanto o sistema de transporte público como um todo.
O cadastro dos motoristas será feito de forma transparente pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), que organizará o chamamento público para credenciamento. Além disso, a PRODATER desenvolverá um aplicativo para facilitar o cadastramento à distância, promovendo agilidade e segurança no processo.