Pelo menos 60 mil clientes ficaram sem fornecimento de energia elétrica no pós-chuva e até esta manhã cerca de 20 mil residências ainda se encontram sem o serviço. Além disso, os registros de falta de água para consumo e banho também são vários. O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), reuniu seu secretariado municipal neste sábado (4) para discutir os danos provocados pela forte chuva da última sexta-feira (3) e alinhar medidas preventivas. O encontro aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Teresina e contou também com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros e da Equatorial Piauí.
Entre as principais ações deliberadas, estão a agilização da limpeza urbana, especialmente nas proximidades de bueiros e galerias, para mitigar alagamentos. Na zona rural, estão programados mutirões de limpeza nos próximos dias. A meta estabelecida pelo prefeito é deixar a cidade limpa até o final de janeiro de 2025. Também foi discutida a necessidade de melhorar a sinalização de trânsito durante e após as chuvas. Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Carlos Daniel, foram registradas 70 ocorrências de sinais de trânsito desligados por falta de energia, problema que será tratado em parceria com a Equatorial Piauí.
Durante a reunião, Silvio Mendes destacou a importância de prestar assistência rápida às pessoas em situação de vulnerabilidade, como aquelas que vivem nas ruas e não têm onde se abrigar durante as chuvas. “Analisamos os danos causados, que foram potencializados pela ventania. Tivemos um diagnóstico realizado pelos bombeiros, pela Equatorial, pelas SDUs e pela SDR. Formamos um grupo integrado de trabalho para agir preventivamente e atender as demandas. Ontem, cerca de 20 pessoas em situação de rua foram acolhidas pela Secretaria de Ação Social”, afirmou o prefeito.
Os danos registrados incluíram quedas de árvores que bloquearam avenidas e atingiram redes elétricas. O superintendente de Desenvolvimento Urbano – Norte, Alan Brandão, explicou que as equipes da região atuaram durante e após a chuva para traçar um plano estratégico de prevenção. “Os primeiros passos, como o doutor Silvio tem orientado, são intensificar a limpeza pública e identificar pontos de alagamento comuns na zona Norte. Apesar dos transtornos, nossas equipes atenderam prontamente às demandas, recolhendo galhos e árvores”, disse.
O secretário de Defesa Civil, coronel Nunes, acompanhou pessoalmente as operações de corte e remoção de árvores em locais como a Avenida Centenário, na zona Norte de Teresina. Ele ressaltou a importância da colaboração da população nas ações preventivas. “Trabalhamos com prevenção e orientamos a população a colaborar. Caso uma árvore ofereça risco, é fundamental que providenciem o corte ou acionem os órgãos responsáveis”, alertou.
A iniciativa busca garantir maior segurança e bem-estar para a população de Teresina diante dos desafios impostos pelas chuvas, evidenciando a importância do trabalho integrado entre poder público e comunidade.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO: