
Teresina está sediando, nesta semana, a XVIII Copa Cajuína de Capoeira, que ocorre no Ginásio Sarah Menezes. O evento, um dos maiores Norte e Nordeste, recebeu, nessa quinta-feira (4), a visita da secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da capoeira.
Desde sua primeira edição em 2004, a Copa Cajuína conta com o apoio da Secretaria dos Esportes (Secepi), sendo reconhecida internacionalmente por capoeiristas e pela Revista Capoeira, presente em mais de 150 países. A programação inclui palestras, debates, oficinas, batizados, troca de cordas e competições, além de ações voltadas à inclusão, como a estreia da categoria PCD em formato de festival, sem competição.
Durante sua visita, Josiene Campelo destacou a importância da Copa. “A capoeira é uma ferramenta de identidade e inclusão. Por isso, apoiamos com nossos programas da Secepi, Bolsa Atleta e o Piauí no Pódio, que têm sido essencial. É uma alegria ver nossos capoeiristas ganharem projeção nacional e internacional”.

Mestre Touro, organizador do evento, agradeceu o apoio. “Esse suporte tem sido fundamental para o crescimento das competições e para a projeção de nossos atletas e da capoeira. Ou seja, para o fortalecimento e crescimento da capoeira no Piauí”
O evento reúne cerca de 500 participantes de 20 municípios piauienses. Também estão presentes delegações de diversos estados brasileiros, como Amapá, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba e Mato Grosso.
A programação conta com grandes nomes da capoeira nacional, como o Mestre Pica-Pau, um dos grandes representantes da atualidade na capoeira, veio do Rio de Janeiro (RJ). De Goiás, está presente Mestrando Catitu, pela primeira vez no estado, traz sua experiência e fortalecendo as aulas práticas para participantes. Outra presença de peso é do cearense Mestre Peninha.
Dos nomes locais da capoeira, o evento conta com a presença do Mestre Tucano (PI), percussor e patrimônio vivo da capoeira no Estado; Mestre Touro (PI), organizador do evento e mobilizador da capoeira em nosso estado, e Monitora Tempestade (PI), vinda de Altos (PI), com oficina especial com crianças..
