Teresina - PI
dezembro 22, 2024 02:16

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CUFA lota Lindolfo Monteiro e Ilhotas e Cerâmica Cil vencem a Taça das Favelas Piauí

O sábado em Teresina foi marcado pelas partidas da final estadual da Taça das Favelas Piauí 2024, em que a seleção da Ilhotas, na ala feminina, levou o título sobre a Cíntia Portela e o time da Cerâmica Cil, que fez bonito contra o Tapuia. Os jogos aconteceram no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, que recebeu mais de dois mil torcedores.

Os times femininos entraram em campo primeiro. A seleção do Cíntia Portela abriu o placar com o primeiro gol e dominou bem o primeiro e segundo tempo, até que o Ilhotas empatou. O segundo do Cíntia Portela veio de uma cobrança e o Ilhotas empatou com gol de falta. A decisão foi para os pênaltis, quando o Ilhotas marcou três gols e o Cíntia Portela, que dominou a partida inteira, marcou apenas dois.

No masculino, cada time contou com o décimo segundo jogador, os torcedores, só a seleção da Cerâmica Cil levou 10 ônibus lotados de torcedores e a equipe do povoado Tapuia, além dos torcedores rendeu homenagens com cartazes e camisas ao jogador Darlyson Lício de França, também conhecido como DL, que faleceu em um acidente de moto.

Ou seja, foi um jogo de pura emoção do começo ao fim. Tanto pelas adversidades enfrentadas pelos dois times, que ao longo do campeonato treinavam em condições adversas, em campos sem nenhuma estrutura e ainda havia o fator mobilidade, pois por serem da zona rural, a distância para os jogos era de se levar em conta, porém a CUFA Piauí, que organiza a Taça das Favelas Piauí, durante toda a competição colocou a disposição de todos os times ônibus para irem buscar e deixar os jogadores em campo, além de dar lanches aos atletas, ambulância para quaisquer eventualidades durante os jogos, presença policial para reforçar a segurança de todos, entregou uniformes para os semifinalistas e todo apoio possível para que os times pudessem entregar o seu melhor em campo.

No primeiro tempo, a seleção do Tapuia concentrou o jogo dominando o campo adversário, com bons chutes em direção à trave, mas que não renderam gols. No segundo tempo, os jogadores da Cerâmica Cil abriram o placar de 1 a 0. E já quase no final, a Cerâmica Cil ampliou a vantagem e fez o segundo, sagrando-se campeã ao disputar pela primeira vez a Taça das Favelas e já levar o título na primeira atuação.

HOMENAGENS

Na sequência, os portões foram abertos e as torcidas tiveram acesso ao campo para comemorar com suas comunidades, ao som de Ítalo Ripardo e banda. Um vídeo em homenagem ao Darlyson, preparado pela CUFA Piauí, foi exibido no telão do palco com a presença da família do jogador. Técnicos e atletas que disputaram a competição receberam lembranças como mini-troféus e colares com o pingente da Taça das Favelas.

João Silvério, técnico da seleção Cerâmica Cil atravessou o campo de ponta a ponta de joelhos como pagamento de uma promessa para sua mãe que faz tratamento de hemodiálise.

Já os troféus masculinos desta edição levavam o nome do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; enquanto os troféus femininos foram uma homenagem a primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto Pelas Crianças no Piauí. Marcaram presença os secretários Washington Bonfim (SEPLAN) e Núbia Lopes (SERES), representando o governador Rafael Fonteles; e Afrânio Nunes (SEMEL), representando a Prefeitura de Teresina, além do vereador Markim Costa, apoiador do campeonato.

Taça das Favelas
Ao todo, 32 seleções disputaram a Taça das Favelas Piauí 2024, sendo 25 times masculinos e sete femininos, mobilizando diretamente mais de 600 atletas e técnicos de diversas comunidades urbanas e favelas. Os jogos circularam os quatro cantos de Teresina, tendo início com as peneiras zonais, depois oitavas, quartas, semifinais e agora a final.

Este ano, a diretoria da CUFA Piauí informou que a seleção que vai representar o Piauí no Favelão, etapa nacional do campeonato, será formada com os jogadores que mais se destacarem em suas posições dentro de campo. O anúncio dos escalados deve ser feito até dia 3 de outubro. O Favelão, acontece do dia 8 a 20 de outubro. Os jogos serão no Campo Manchester, em São Paulo. A CUFA Piauí garante a seleção masculina e feminina a viagem, hospedagem, alimentação e translado na fase nacional.

“A ideia é não só que o Piauí vença o Favelão, mas que a ida dos nossos jogadores a São Paulo possibilite com que eles sejam observados por olheiros de times profissionais, sejam convocados para peneiras e quem sabe, sejam selecionados para os times de base dessas agremiações”, finaliza Valciãn Calixto, presidente estadual da CUFA Piauí.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors