
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) deflagrou, na última sexta-feira (04), a Operação Petróleo na Medida Certa, em Teresina. A ação visa combater fraudes em postos de combustíveis.
Ao todo, os oito postos de combustíveis fiscalizados foram reprovados. Através de um mecanismo, fiscais do órgão detectaram a suspeita de um chip responsável por adulterar a placa e o pulser do comando que libera combustível para bomba. Com isso, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o informado nos dígitos do painel. O material foi recolhido e será periciado no laboratório do órgão.

Também foram encontrados lacres rompidos, medida baixa irregular, vazamento na mangueira, fios desencapados e com risco de curto-circuito, problemas de conexão interna, entre outros.
As multas podem chegar até R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do IMEPI, pelo telefone (86) 9456-1921.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO: