Teresina - PI
dezembro 22, 2024 08:30

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em reunião com Lula e governadores, Rafael defende integração de dados e mais recursos para a Segurança

O governador Rafael Fonteles, acompanhado do secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e do deputado estadual Dr. Vinícius, participou de encontro com os governadores brasileiros e o presidente Lula em Brasília nesta quinta-feira (31.10.24). A reunião discutiu o futuro da Segurança no país em temas como o combate ao crime organizado, entre outros.

Rafael destacou a integração de dados entre os Estados para acelerar o combate a crimes como roubo e furto de veículos, celulares, outros, e também ressaltou o aumento no repasse de recursos do Governo Federal aos Estados.

“Acho que constitucionalizar não apenas o sistema, mas principalmente o Fundo, é importante para garantir mais recursos do Governo Federal para a Segurança Pública, veja o exemplo do FUNDEB, quando foi constitucionalizado, aumentou a contribuição da União. Esse ponto quanto mais rápido for para o Congresso e for aprovado, melhor. O outro ponto é a integração de dados, é importante a coordenação da União e não atrapalha a competência dos Estados. Vou citar o exemplo do Piauí. A nossa Polícia não deu nenhum tiro e o roubo de celulares caiu 50% em seis meses em nosso Estado, com integração e intelifência. Esse projeto virou um protocolo nacional a partir da nossa conversa com o ministro Lewandowski e hoje outros Estados seguem o nosso protocolo, isso pode se repetir no combate ao roubo de veículos, no combate à lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Isso vai gerar mais benefícios concretos”, argumentou o gestor.

As ideias apresentadas por cada governador estará em uma Proposta de Emenda à Constituição, que será analisada, apreciada e votada pelo Congresso Nacional. O governador Rafael pediu que os governadores fossem ouvidos, uma vez que é de responsabilidade dos Estados a Segurança. Ele também ressaltou outros dados positivos do Piauí.

“O Piauí já colocou 26% dos piauienses com a nova Carteira de Identidade Nacional. O Estado do Piauí tem o menor índice de homicídio do Norte e Nordeste e tem a polícia que tem menos mortes por intervenção do país, ou seja, é a melhor polícia do Brasil porque reduz homicídio e não precisa usar da força, sendo a polícia menos violenta do Brasil, segundo o Fórum Anual da Segurança”, finalizou.

Já o presidente Luula falou da importância de ouvir os governadores antes enviar a PEC ao Congresso. “Conversei com o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski para explicar que não seria possível entregar uma PEC sobre segurança pública sem antes reunir os governadores e as governadoras. Não será em uma única reunião que vamos resolver todos os problemas de segurança, mas é um passo, um começo para o governo federal apoiar mais e trabalhar junto com os estados no combate ao crime organizado. Enquanto eu for presidente da República, nós não teremos medo de fazer nenhum debate. Além da segurança publica, continuaremos conversando com os governadores sobre educação, saúde e todos os temas de interesse da população do país.”, disse.

VEJA O VÍDEO COMPLETO ABAIXO:

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors