Teresina - PI
novembro 26, 2025 03:04

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Teresina, 37 mil famílias começam a receber gás de cozinha de graça

Em Teresina, 37 mil famílias em situação vulnerável começam a receber gás de cozinha gratuitamente através do programa Gás do Povo, iniciativa do Governo Lula, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A distribuição teve início nesta segunda-feira, 24 de novembro, na Vila Irmã Dulce, zona Sul da capital.

“A iniciativa permite que as famílias que mais precisam tenham gás para preparar sua alimentação, sem ter que recorrer à lenha e outros expedientes até mais perigosos, que causaram muitos acidentes e problemas de saúde ao longo do tempo”, explica Osmar Júnior, secretário-executivo do MDS.

As famílias são selecionadas pelo MDS e devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Quem já recebe o Bolsa Família tem prioridade.

Para a beneficiária Elizângela Oliveira, moradora da Vila Irmã Dulce, em Teresina, a iniciativa traz benefícios. “É uma ajuda muito bem-vinda, porque às vezes o gás acaba, como já aconteceu comigo, e eu tenho que cozinhar com carvão”, relatou a mãe de dois filhos. Ela também ressaltou que o que será economizado pode acrescentar na alimentação de outra forma. “Pode ser um lanche para meus filhos. Então, eu fiquei muito feliz.”

GÁS DO POVO

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) investe, aproximadamente, R$ 94 milhões na primeira fase da operação nacional do Programa Gás do Povo. São dez capitais do Brasil contempladas na etapa que começou nesta segunda-feira (24.11). A iniciativa garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Cerca de 1 milhão de famílias vão receber gás de cozinha gratuitamente nas dez capitais contempladas na primeira fase da operação. São elas, em ordem de número de famílias atendidas: São Paulo (323 mil famílias), Salvador (170,6 mil), Fortaleza (122,4 mil), Recife (101 mil), Belém (92,8 mil), Belo Horizonte (52 mil), Goiânia (42,5 mil), Teresina (37 mil), Natal (30,5 mil) e Porto Alegre (24 mil famílias).

A operação marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Com isso, o Gás do Povo consolida-se como uma das maiores políticas públicas do país voltadas ao combate à fome, à pobreza energética e aos riscos associados ao uso de fontes inadequadas para cozinhar.

O início da operação marca a transição do formato anterior, baseado em pagamento em dinheiro, para um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha. Esse avanço torna o benefício mais eficaz, reduz fraudes e garante que o recurso chegue onde deve chegar: na recarga do botijão utilizado no dia a dia das famílias.

Trata-se de uma das principais ações do Governo do Brasil para fortalecer a segurança energética, promover o cozimento limpo e ampliar o acesso ao gás de cozinha como instrumento de dignidade e justiça social. A iniciativa reduz a dependência de lenha e de combustíveis poluentes que afetam principalmente mulheres e crianças, contribuindo para a promoção da saúde e para a proteção ambiental.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors