Teresina - PI
fevereiro 3, 2026 22:11

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entenda o cenário político para o PT no Piauí e no Maranhão

O Partido dos Trabalhadores (PT) enfrenta realidades políticas distintas no Piauí e no Maranhão, dois estados estratégicos para a legenda no Nordeste. Enquanto no Piauí o partido governa o estado, no Maranhão ocupa apenas a vice-governadoria, a única do PT em todo o país.

No Piauí, o governador Rafael Fonteles tem caminho relativamente mais confortável para disputar a reeleição. A principal indefinição no momento está na composição da chapa, especialmente na escolha do vice. Fonteles defende o nome de Washington Bandeira, ex-secretário de Educação e atual assessor especial do governo. No entanto, reunião realizada na última segunda-feira (26), com a cúpula estadual do PT, incluindo deputados estaduais, federais, o próprio governador e o ministro Wellington Dias, não resultou em definição. A decisão ficou para depois do Carnaval.

Já no Maranhão, o cenário é mais complexo. O vice-governador Felipe Camarão, filiado ao PT, não conta com o apoio do governador Carlos Brandão para disputar o comando do Palácio dos Leões. Brandão articula a indicação do sobrinho, Orleans Brandão, como seu sucessor e, além disso, Camarão também não tem o respaldo da presidente estadual do PT, Patrícia Carlos.

Patrícia, inclusive, coordenou uma reunião com as principais lideranças petistas maranhenses ao lado de Carlos Brandão e de Orleans Brandão, gesto que foi publicizado nas redes sociais, com direito a publicação conjunta no Instagram, reforçando a aliança institucional entre o PT e o atual governo estadual.

Diante desse cenário, Camarão e integrantes do grupo conhecido como “dinista”, historicamente ligados ao ministro Flávio Dino, buscam apoio direto do presidente Lula para garantir uma candidatura própria do PT ao Governo do Maranhão. Nomes como os deputados Márcio Jerry e Leandro Bello estão entre os principais aliados nessa articulação, que promete ser longa e desgastante.

Nos bastidores, também circula a hipótese de uma terceira via. Embora Carlos Brandão tenha afirmado que não deixará o governo para disputar o Senado, o que, em tese, facilitaria o caminho de Felipe Camarão, surge como possível nome de consenso o ministro do Esporte, André Fufuca, que atualmente trabalha sua pré-candidatura ao Senado, mas é citado como alternativa em um eventual rearranjo político no estado. Fufuca perdeu o comando do Progressistas no Estado ao decidir permanecer no Governo Federal. A retribuição pode chegar. A observar.

P.S.: sabemos que Dino não chegou a ser filiar ao PT. Sua imagem na capa é por representar o Maranhão Nacionalmente.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors