
A Escola Técnica de Artes Gomes Campos, em Teresina, está com matrículas abertas para os cursos técnicos de dança, canto e teatro. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e representa uma oportunidade para quem deseja se profissionalizar nas artes e obter o registro profissional.
As inscrições seguem abertas até o dia 20 de janeiro e podem ser realizadas de forma presencial, na Secretaria do Centro Técnico de Teatro Professor José Gomes, localizada na Rua Jônatas Batista, nº 841, Centro-Norte, das 14h às 19h, ou online, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/1sAEdbUkua7Hsnk5A
Podem se inscrever candidatos com ensino médio concluído, devidamente comprovado por documento oficial. Para cada curso, serão oferecidas 15 vagas para o Módulo I no turno da tarde e 15 vagas para o Módulo I no turno da noite.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, a escola cumpre um papel fundamental na formação artística e cultural do Piauí. “A Escola Técnica de Artes Gomes Campos é um dos principais espaços de formação artística do nosso estado. Abrir novas turmas significa investir em talentos, fortalecer a cultura piauiense e ampliar as oportunidades para que nossos artistas se qualifiquem e atuem profissionalmente”, destaca o secretário.
O diretor da Escola de Artes Gomes Campos, Franklin Pires, reforça o convite aos interessados em seguir carreira artística. “Se você sonha em ser um profissional das artes, essa é a sua chance. As matrículas estão abertas até o dia 20 de janeiro para os cursos técnicos de teatro, canto e dança. No teste seletivo, você vai mostrar o seu talento e o seu potencial. Estamos esperando vocês para que possam brilhar e construir uma carreira sólida nas artes”, afirma o diretor.
Teste de aptidão
O processo seletivo contará com teste de aptidão, que será realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, nos horários de 14h às 17h (turno da tarde) e 18h30 às 21h (turno da noite). A avaliação terá caráter classificatório e eliminatório, buscando identificar o perfil artístico e as aptidões básicas dos candidatos. Todos os testes serão individuais.
Entre os critérios avaliados estão:
• Expressividade e criatividade;
• Coordenação motora e ritmo (para Dança e Canto);
• Interpretação e improvisação (para Teatro);
• Interesse e compromisso com a formação artística;
• Conhecimento básico da área escolhida;
• Postura, expressão e comunicação.
Cada modalidade possui exigências específicas:
• Teatro: o candidato deverá escolher um dos três monólogos disponíveis no anexo do edital;
• Dança: apresentação de um número de dança, com música de livre escolha, com até três minutos;
• Canto (Música): interpretação de duas músicas de livre escolha.
Referência em ensino técnico
A Escola Técnica de Artes Gomes Campos é referência na formação artística no Piauí, oferecendo ensino técnico de qualidade e contribuindo para o fortalecimento da cultura e da economia criativa no estado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3029-1745.







