
Uma semana após ser resgatado em estado crítico na zona rural de Nazaré do Piauí, o filhote de onça-parda apresenta melhora significativa no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).
O animal chegou a Teresina, na última terça-feira (26), após articulação entre a Semarh e o Ibama, e foi recebido por veterinários e biólogos do Cetas estadual, que já estavam preparados para iniciar o tratamento de forma imediata. Segundo a médica-veterinária Rita de Cássia, o filhote “já se locomove bem e está se alimentando com a dieta máxima prescrita, mostrando excelente evolução clínica”.
A gerente de fauna e proteção animal da Semarh, Danielle Melo, ressalta a importância do trabalho conjunto. “Quando recebemos animais neste estado, é preciso ter planejamento, equipe especializada e protocolos de tratamento. O Cetas vem se consolidando como estrutura adequada no acolhimento e na recuperação de espécies silvestres no Piauí”, apontou.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforça o compromisso do órgão com a proteção da fauna. “Esse resgate mostra a importância de investimentos no cuidado com a biodiversidade. Nossa prioridade é reabilitar esses animais para que possam retornar ao seu habitat natural, fortalecendo a conservação ambiental no estado,” comentou.
O Cetas funciona no Parque Estadual Zoobotânico, em Teresina, e atua na reabilitação de animais silvestres vítimas de maus-tratos, tráfico ou acidentes, buscando sempre a reintegração à natureza. Além do filhote da onca-parda, outros mais 170 animais silvestres estão sendo tratados no centro.