
O Estádio Lindolfo Monteiro, no Centro de Teresina, será o palco da final estadual da Taça das Favelas Piauí 2025. A decisão acontece neste sábado, 30 de agosto, a partir das 15h30, com entrada gratuita. No masculino, a seleção do Promorar enfrenta o Madre Teresa; já no feminino, o Primavera disputa o título contra o São João. O campeonato é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA Piauí).
“Será um momento muito especial pela integração e envolvimento de cerca de 40 comunidades que estarão aqui representadas, por meio dos atletas, seus pais, amigos e vizinhos. Em parceria com o secretário de Educação, Washington Bandeira, disponibilizamos ônibus para o público, já que a maioria dos atletas é formada por estudantes da rede pública estadual”, destaca Valciãn Calixto, presidente da CUFA Piauí.


Além dos jogos, o evento terá clima de festa, com show da banda Farra da Gordinha, transmissão ao vivo pela Tv e Rádio Assembleia e ações sociais. Uma sala especial será montada para adoção responsável de filhotes de cães. Os interessados devem procurar a cabine da SSP-PI, parceira da CUFA e responsável pela iniciativa, e passar por entrevista antes de levar o animal para casa.
Em 2025, a Taça das Favelas Piauí contou com maior participação do interior. Seleções de favelas de Água Branca, Monsenhor Gil, Nazária, Lagoa do Piauí, União e Bom Jesus também entraram em campo. No total, mais de mil jovens, entre meninos e meninas, participaram da disputa. Os semifinalistas receberam uniformes personalizados da competição e os finalistas entrarão em campo com seus novos mantos.
Ao final das partidas, haverá entrega de troféus e medalhas. Uma semana depois, as redes sociais da CUFA e da Taça das Favelas divulgarão a convocação da Seleção Piauí, masculina e feminina, formada pelos destaques do torneio. O grupo representará o estado na Taça das Favelas Brasil, conhecido como “Favelão”, que acontece de 1º a 12 de outubro, em São Paulo, na Vila Manchester.
“A Taça das Favelas é uma grande vitrine para esses jovens. Em São Paulo, há a chance de olheiros de clubes profissionais convidarem atletas para suas equipes de base. Caso o Piauí chegue à final, o jogo será realizado no Estádio do Pacaembu, com transmissão ao vivo no dia 1º de novembro para todo o Brasil”, acrescenta Calixto.