Um ladrão em Roma foi capturado após parar para ler um livro sobre mitologia grega no meio de um furto, segundo relatos da mídia italiana. O homem de 38 anos entrou em um apartamento no distrito de Prati da capital italiana pela varanda, mas se distraiu ao pegar um livro sobre a “Ilíada” de Homero no armário.
O proprietário da casa, de 71 anos, acordou e chamou a polícia para prender o ladrão, que estava absorto no livro. A notícia do roubo frustrado chamou a atenção do autor do livro, que disse à mídia local que queria enviar uma cópia ao homem para que ele pudesse “terminar” de ler.
Após ser pego de surpresa, o ladrão tentou fugir rapidamente escapando pela mesma varanda, mas foi preso logo em seguida. Ele teria dito à polícia que subiu no prédio para visitar uma pessoa que conhecia. “Pensei que tinha acabado em uma pensão, vi o livro e comecei a ler”, disse ele.
Giovanni Nucci, autor de “Os Deuses às Seis Horas”, que explica a Ilíada pela perspectiva dos deuses, disse ao Il Messaggero: “É fantástico. Gostaria de encontrar a pessoa pega em flagrante e dar-lhe o livro, porque ele foi preso no meio da leitura. Gostaria que ele pudesse terminá-lo. É uma história surreal, mas também cheia de humanidade.”
O ladrão estava com uma bolsa contendo roupas caras, supostamente roubadas de outra casa naquela noite. Nucci disse que sua divindade favorita é Hermes, o deus dos ladrões. “Ele também é o deus da literatura. Está claro: tudo se encaixa”, brincou ele.
Artigo original da BBC em inglês traduzido pelo ELH