
No segundo bloco do programa Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira, 28 de abril, o governador Rafael Fonteles foi instado a comentar sobre Consórcio Nordeste, repactuação das dívidas dos Estados brasileiros, Segurança Pública, partidos de oposição ocupando espaços no Governo Federal e o diálogo com o público evangélico.
O governador demonstrou quanto ele lutou para que houvesse maior justiça no “refinanciamento das dívidas dos Estados, que não beneficiasse só os Estados superendividados que são os do Centro-Sul, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, uma vez que os do Nordeste ainda não estão nesse nível de superendividamento”.
Sobre Segurança Pública, Rafael disse que “a responsabilidade principal da Segurança são dos governadores, quem comanda as forças policiais são os governadores, mas é claro que a União pode e deve ajudar, como tem ajudado e quer ajudar mais ainda com a PEC da Segurança. Com isso, queremos constitucionalizar o Fundo de Segurança para termos mais recursos para os Estado; além de haver uma coordenação maior, porque na parte de Dados, muitos Estados não falam a mesma língua, tem Estado que o Índice de Mortes a Esclarecer é superior aos Homicídios, então não dá nem para comparar esses dados. Quem mais sofre com a violência é o povo mais pobre, e o governo deve falar mais, tenho visto uma vontade do governo nesse sentido”.
Em termos de acertos da Esquerda no quesito Segurança Pública, o gestor afirmou que “é só pegar o exemplo do Piauí, pega o roubo de celular, crime que acomete a maioria das pessoas e meio que virou uma epidemia, nós desenvolvemos com muita inovação, uma tecnologia Made in Piauí, uma estratégia criada dentro do Piauí que hoje virou protocolo nacional notificando as pessoas que estão usando celulares com registro de furto ou roubo. Nós notificamos em massa todo mundo com esses aparelhos e 60% das pessoas devolveram o celular espontaneamente”.
Rafael Fonteles reforçou que o Piauí possui a Menor Letalidade Policial do Brasil. “Esse ano, em quatro meses, tivemos apenas 3 mortes ocasionadas por policiais, ou seja, estamos fora dessa estatística, tenho orgulho de dizer que a nossa polícia é uma das menos violentas do Brasil e a menos violenta do Nordeste, eu me solidarizo com os outros Estados que ainda sofrem muito com esses números de homicídio em violência policial, lá no Piauí focamos, inclusive, na formação humanista dos nossos policiais”.
A respeito do Consórcio Nordeste, Fonteles lembrou aos jornalistas da bancada do Roda Viva que o dispositivo surgiu “porque os governadores anteriores estavam sendo perseguidos pelo presidente anterior, e eu vejo essa criação como positiva. Hoje há um diálogo muito mais aberto dos governadores com o presidente Lula, porque há essa vontade por parte dele”.
Por fim, no segundo bloco, o Chefe do Executivo Estadual comentou que “mais de 80% da população brasileira sinaliza que deseja proximidade entre fé e política, isso eu vi em uma pesquisa, mas há esse dado por mais que o Estado seja laico. O Presidente Lula tem uma espiritualidade cristã muito forte como eu tenho, defende a família, então é natural que ele se aproxime cada vez mais da comunidade evangélica e católica, para evitar fake news que circulam e a população vai compreender cada vez melhor o posicionamento dele sobre essas questões”, finalizou.