
Todos os caminhos levaram os teresinenses ao Estádio Municipal Lindolfo Monteiro neste sábado, 30 de agosto. No gramado, a seleção do Primavera conquistou o Troféu Niède Guidon na categoria feminina ao vencer o São João, enquanto o time do Promorar levantou o Troféu Fábio Nuñez Novo, sagrando-se campeão da Taça das Favelas Piauí 2025 na categoria masculina.
“Assim como Niède dedicou a vida a colocar o Piauí na rota da arqueologia brasileira e internacional, sentimos que o campeonato, ao buscar revelar talentos do nosso estado para o mundo, tem um objetivo semelhante. Por isso a homenageamos com o troféu entregue à seleção feminina este ano. Já no masculino, a homenagem foi ao deputado estadual Fábio Novo, que tem sido um incentivador não apenas da Taça, mas também de inúmeros projetos da CUFA Piauí, como a Expo Favela”, explicou Valciãn Calixto, presidente estadual da Central Única das Favelas, organizadora do torneio.
As partidas foram decididas no tempo normal. O Primavera mostrou fome de vitória e goleou o São João por 4 a 0. Já o Promorar superou o Madre Teresa por 2 a 0. Em sua estreia na competição, o time do Madre Teresa foi a revelação do campeonato ao chegar até a final, mas acabou sem forças diante da experiência do adversário.






“A gente tinha um objetivo, chegar à final e ser campeão. Participamos de três edições: na primeira chegamos às quartas, na segunda fomos à semifinal e agora conseguimos o título. Graças a Deus, Ele nos honrou e atingimos nossa meta”, disse o treinador do Promorar, Amarildo.
“Orei muito essa noite. Treinamos para entrar qualificados, trabalhar bem a bola e sair com a vitória e o título, em nome de Jesus”, comentou Renan, zagueiro e autor do primeiro gol do Promorar na decisão.
Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Severo Eulálio; o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim; e o vereador Zé Neto. O evento também contou com uma ação em parceria com a Gerência de Proteção Animal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que levou filhotes de cães para adoção responsável. Houve até um desfile dos animais em campo, junto com as seleções do Madre Teresa e Promorar. O encerramento ficou por conta do show da banda Farra da Gordinha, garantindo a alegria e a celebração dos campeões e suas torcidas.
Agora, com os campeões definidos, a expectativa se volta para a convocação dos atletas que irão compor as seleções masculina e feminina que representarão o Piauí na Taça das Favelas Brasil, que será realizada de 1º a 12 de outubro, na Vila Manchester, em São Paulo. Caso o Piauí avance até a final nacional, o jogo acontecerá no Estádio do Pacaembu no dia 1 de novembro, com transmissão ao vivo para todo o país.