O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), tem sido essencial no controle populacional de animais e na prevenção do abandono no estado. Até o momento, 3.722 animais, entre cães e gatos, foram castrados e receberam microchips nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Piripiri.
Em dois anos foram realizadas sete edições do evento, com mais de quatro mil atendimentos veterinários. A capital foi sede do Piauí Pet Castramóvel em duas edições.
Cada castração representa uma chance de salvar vidas, proporcionar um lar amoroso e garantir uma vida livre de doenças para os animais. Desde 2023, o Castramóvel tem percorrido várias localidades do estado, levando saúde aos bichinhos e trazendo tranquilidade para os tutores e as comunidades.
“Com o Piauí Pet Castramóvel, estamos promovendo o controle da população animal e combatendo o abandono em todo o estado. A castração previne doenças, aumenta a longevidade dos animais e ajuda a reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas. Em 2 anos, estima-se que cerca de 53 mil nascimentos de animais foram evitados”, afirma o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.
Além de controlar a população de animais nas vias públicas, a castração também contribui para a melhora na qualidade de vida dos animais, aumentando sua expectativa de vida e prevenindo doenças.
Com o sucesso crescente do projeto, a Semarh planeja expandir ainda mais a ação para outras cidades, assegurando um futuro mais promissor e saudável para os animais do Piauí.