
A pernambucana Laís Vitória, de 12 anos, viveu um momento emocionante e decisivo na última quarta-feira (19), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. Moradora de Vertentes, no Agreste, a adolescente nasceu com surdez profunda e passou por cirurgia para implantação do dispositivo no dia 15 de outubro. A ativação oficial ocorreu um mês depois, quando a equipe especializada concluiu que todo o processo de cicatrização havia sido bem-sucedido.
O registro do instante em que Laís ouviu a voz da mãe, Poliana Barbosa, pela primeira vez ganhou grande repercussão nas redes sociais. A cena foi gravada dentro da sala do procedimento e mostra a menina reagindo com surpresa e emoção ao som, após anos lidando com o silêncio. Dias antes, em 16 de outubro, um teste técnico já havia indicado que o implante estava respondendo, mas ainda sem permitir a experiência sensorial completa.
O implante coclear é indicado para pessoas com perda auditiva severa ou profunda que não obtêm resultados com aparelhos convencionais, por estimular diretamente o nervo auditivo. Acompanhada pelo Imip desde os 1 ano e 5 meses de idade, Laís segue agora em fase de adaptação ao novo dispositivo, etapa que envolve ajustes contínuos e acompanhamento fonoaudiológico para que ela desenvolva, progressivamente, a percepção dos sons do cotidiano.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO:







