
Lançada nesta quinta-feira, 7 de agosto, no auditório da Ordem dos Advogados do Piauí, a Revista Piauiense de Segurança Pública traz inúmeros artigos sobre os mais diversos temas que dizem respeito a este segmento, em especial, ações desenvolvidas no Estado.
Criação de Inteligência Artificial que trace os perfis de suspeitos com mais probabilidades de praticar novos homicídios, desenvolvimento de um banco com dados biológicos de estupradores com fins de identificar, através do DNA, se eles teriam praticados outros crimes, além dos denunciados.
O protocolo desenvolvido 100% no Piauí que recupera aparelhos celulares roubados ou furtados para devolver aos verdadeiros donos, hoje adotado pelo Ministério da Justiça e aplicado em todo o Brasil, é um dos temas abordados também na revista, entre tantos outros.
Em sua edição de estreia, a revista apresenta 13 artigos inéditos e originais, assinados por autores de diversos estados brasileiros, como Maranhão, Pará, São Paulo, além do Piauí.
Durante o evento, o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que o Piauí será referência nacional no tema, pois possui os homens e mulheres mais inteligentes do país.





A Revista Piauiense de Segurança Pública está disponível em versões física e digital, esta última contando com quatro artigos adicionais inéditos, que podem ser acessados no seu site oficial (revistacientifica.ssp.pi.gov.br). A cada nova edição, o projeto buscará ampliar sua visibilidade no cenário acadêmico, com o objetivo de ser incluído em plataformas nacionais e internacionais de editoração científica, facilitando sua inserção em importantes bases de dados.
A solenidade também marcou o início de um novo ciclo de chamadas para submissão de artigos. Durante o evento, o edital de chamamento público para a formação da segunda edição e futuras publicações foi assinado pelo secretário Chico Lucas e pela presidente do CESSP-PI, delegada Eugênia Villa, convidando pesquisadores, profissionais e acadêmicos a contribuírem com suas produções científicas.
Maior honraria concedida pela Ordem
Na mesma noite, o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, recebeu a carteira de Membro Honorário Vitalício da OAB-PI, entregue pelo presidente da Ordem no estado, Raimundo Júnior. A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por ele à instituição ao longo da carreira. Bacharel em Direito pela UFPI, procurador do Estado desde 2009 e ex-presidente da OAB-PI (2016–2018), Chico Lucas foi agraciado com a maior honraria concedida pela Ordem.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO: