
Pedro II agora integra a Rota do Axé no Piauí. Os Povos de Terreiros, que professam a espiritualidade de Matriz Africana inauguraram neste sábado, 21 de junho, um monumento com uma escultura de mais de dois metros da Orixá Iemanjá, conhecida como a Deusas da Águas.
Uma multidão de religiosos, simpatizantes, curiosos, políticos e autoridades fizeram do momento um marco que envolve o Turismo, o Artesanato Piauiense e a Espiritualidade.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO:
ROTA DO AXÉ
A Rota do Axé é um projeto idealizado por representantes dos povos de terreiro do Piauí e tem como objetivo criar um roteiro turístico intermunicipal, onde fiéis, visitantes e pesquisadores possam conhecer os monumentos dedicados aos orixás, vivenciar a espiritualidade afro-brasileira e se hospedar em casas de acolhimento ligadas às religiões de matriz africana.
“Mais do que um roteiro turístico, a Rota do Axé é uma proposta de vivência e respeito à diversidade religiosa. O visitante poderá conhecer as cidades onde estão os monumentos, participar de rituais, se hospedar em terreiros e aprender sobre os fundamentos dessas casas sagradas. É um turismo de imersão que fortalece o diálogo intercultural e o combate à intolerância religiosa”, explica o babalorixá Rondinele Santos de Oxum, representante da Articulação Nacional de Povos de Matriz Africana e Ameríndia (ANPMA).
Além de Pedro II, a Rota já contempla escultura de Iemanjá em Teresina — nos bairros Poti Velho e na Avenida Marechal Castelo Branco — e deve se expandir para Piripiri, Parnaíba, Campo Maior, União, Altos, Floriano, Picos e Barras, com possibilidade de adesão de novos municípios.




