
A 13ª edição do Cultura Negra nos Bairros movimentou o Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, na tarde deste domingo (30). Integrando oficialmente as ações do Mês da Consciência Negra, o evento reuniu centenas de pessoas em celebração às tradições afro-brasileiras, com cortejo, apresentações culturais e manifestações de terreiro.
Autoridades estaduais também marcaram presença, entre elas o secretário de Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, e o deputado estadual Fábio Novo, que prestigiaram o encontro e destacaram a importância da valorização da ancestralidade negra no estado.
A concentração começou às 15h, em frente à Fundação Bradesco, de onde o público seguiu em cortejo até a Praça Cultural do Dirceu. No local, a programação seguiu com uma variedade de expressões culturais — capoeira, tambor de crioula, grupos afro, gastronomia tradicional e a Feira Preta, que reuniu artesanato e iniciativas empreendedoras da comunidade.





A edição deste ano reforçou o propósito de aproximar o evento das comunidades que mantêm vivo o legado de matriz africana na região, especialmente os terreiros de Umbanda e Candomblé, amplamente presentes no bairro.
Coordenado por Eufrazina de Iansã, o projeto destacou o papel dessas comunidades na preservação da cultura afro-brasileira e no enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.
Entre as atrações, estiveram o grupo Ritmos e Resistência, de Castelo do Piauí, e o músico Fernando de Iemanjá, conhecido nacionalmente por suas encantarias. Artistas da capital, como o Samba no Coreto, também participaram da programação, que reforçou a força, a resistência e a espiritualidade que marcam o Cultura Negra nos Bairros.







